quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Vamos voltar à "TV Rural"?

 
Muitos se lembrarão da figura simpática do engenheiro Sousa Veloso e da sua frase (uma imagem de marca) "Srs. espectadores, despeço-me com amizade até ao próximo programa".

Só que esse programa tão popular terminou em 1990. Outros tempos vieram, deu-se cabo da agricultura (entre outras coisas) e hoje da "TV Rural" só resta, para os mais velhos, a lembrança de um programa sobre agricultura que durou 30 anos, ininterruptamente, mesmo para além da própria agricultura ter desaparecido.

Há dias, porém, regressámos um pouco ao passado quando ouvimos os partidos do Governo porem à discussão no Parlamento uma recomendação à RTP, para que insira na grelha de serviço público de televisão um TV Rural do século XXI. Isto porque, diz-se, a agricultura voltou a crescer.

Se calhar ninguém lhes contou mas a verdade é que não cabe aos senhores Deputados da Assembleia da República decidirem sobre a grelha de programas da televisão pública. Pode até ser que em 1960 essa fosse uma das funções da então Assembleia Nacional mas, hoje, não é mais. É o próprio canal que tem que decidir que programas quer apresentar.

Com tanta "nabice" junta, parece que a desastrosa gestão do dossier da RTP está para continuar.