sexta-feira, março 22, 2013

Ser pessimista é ...


 
Os primeiros versos do poema de Florbela Espanca, "Ser Poeta", começa exactamente por:

"Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!"

Da mesma forma (embora sem o sentido poético de Florbela), bem se poderia afirmar que ser pessimista é (ou pode ser) a chave da longevidade. E isto porquê? Porque, num estudo alemão agora publicado se conclui que "os mais pessimistas sobre as perspectivas de felicidade futura vivem mais tempo e em melhor estado de saúde do que aquelas que são optimistas. As pessoas mais velhas que esperam um nível de satisfação limitado sobre a sua futura situação pessoal vivem mais tempo do que aquelas que imaginam um futuro cor-de-rosa".

Claro que são vários os pressupostos que sustentam a tese destes investigadores da Universidade Friedrich-Alexander de Nuremberg, mas dá-nos um certo alento pensar que o pessimismo generalizado dos cidadãos, pode ser a chave para uma maior longevidade. Quanto a mim, como estou muito pessimista quanto ao futuro terei, certamente, mais uns bons anos de vida pela frente. Haja força para resistir.

 

1 comentário:

demascarenhas disse...

Quero agradecer aos Amigos que prontamente me endereçaram votos de "muito pessimismo". Sinal de que poderemos, por muitos e bons anos, continuar a viver a nossa amizade. Obrigado.