domingo, outubro 01, 2006

Lombinhos


Eu sei que estou um pouco atrasado para responder ao comentário que a Maria fez em 20 de Setembro, ao meu texto sobre “Sardinhadas”. Mas, inadiáveis problemas de agenda (saí-me bem com esta, não foi?) determinaram este desfasamento temporal. Por isso, e com as devidas desculpas, aqui estou hoje a falar sobre lombos e lombinhos.

Aliás, eu não tinha qualquer ideia em abordar a problemática dos bifes do lombo, ainda que eles sejam, de facto, muito macios e saborosos. Mas quem manda é o cliente, como se costuma dizer, e se a Maria declarou que não gosta mesmo de sardinhas e dos seus lombinhos escamados, não me resta outra alternativa do que alombar, que é como quem diz numa linguagem mais pebleia, meter as mãos ao assunto. Dobremos então o lombo sob o peso imenso das palavras ...

Segundo o dicionário, “lombo” vem do latim “lumbu”, e é um substantivo masculino que significa costas, dorso, parte carnuda pegada aos lados da espinha dorsal, lombada e lomba.
Deixando de lado as costas e os dorsos, que nos poderiam levar bastante mais longe e, igualmente as lombadas (as dos livros) e as lombas (as das estradas), debrucemo-nos então sobre a parte carnuda pegada aos lados da espinha dorsal, que daria para falarmos novamente (se quisessemos e não queremos) nas sardinhas, nas cavalas e noutros animais de belos dorsos queimados pelo sol.

A Maria tem razão. Os lombinhos, os bifinhos do lombo, sejam eles de porco ou de novilho são excelentes. Para já, são muito mais tenros que qualquer outra parte da carne e, depois, são suculentos e saborosos, sobretudo se bem temperados com determinadas ervas aromáticas e acompanhadas de alguns molhos apropriados. Mas, por favor, não com aquelas molhangas que em certas cervejarias cobrem por completo o naco de carne, naco esse que só é localizado pelo ovo estrelado que por ali navega. Esses não, esses enjoam-me e, francamento, não sou lá grande apreciador. Quando muito as francesinhas (continuo a falar de bifes, é claro).

E porque estamos só a falar de gostos, deixamos para outro dia os aspectos relacionados com os valores nutricionais do bife, aquelas coisas que dão pelo nome de proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais, calorias e outras coisas mais, aquelas que, a maior parte das vezes, nos fazem dizer que “esquece-se o mal que fazem pelo bem que sabem”.

Ah, falta a cerveja e as batatas fritas para acompanhar, e, para quem queira ficar mais sobrecarregado do fígado e do colesterol, um ovinho bem a cavalo no bife é bem-vindo.

Bem vamos a isto, que são horas da ceia e o apetite já aperta. Adivinhem o que vou comer ... empadão de carne, mas de carne do lombo, naturalmente...

3 comentários:

zeboma disse...

"que é como quem diz numa linguagem mais pebleia"...
Não será antes uma linguagem mais plebeia? Pois julgo que a origem da palavra é a plebe, constituída pelos plebeus.

1 abraço.

Anónimo disse...

O que me parece um bocadinho mal é que associa um belo de um bife de lombo a algo que faz mal à saúde (colestrol, e mais não sei quê!!!). Mas a bem da verdade um naco de lombo grelhadinho, acompanhado de uma bela salada só faz bem e é delicioso. De qualquer forma agradeço e faço um brinde pelo seu carinho em me responder!!!!
Um beijinho

Anónimo disse...

Oh demascarenhas, primeiro que tudo quero dar um viva ao colesterol. Afinal, fez-se uma revolução para dar liberdade ao povão e agora querem-nos tirar os poucos prazeres que ainda vamos podendo ter, neste caso o de comer um belo de um bife, mesmo que seja mergulhado na tal molhanga que tu não gostas. É a velha coisa, o que é bom ou faz mal ou é pecado. Que se lixe o colesterol, pelo menos uma vez por outra...

A outra coisa que eu quero é responder ao chato do Zeboma para dizer duas coisas: a primeira, é que toda a gente percebeu que a “pebleia” não existe. A segunda, é que, por vezes, quem escreve ao correr da pena é traído pela velocidade de algumas letras que vão tão depressa, tão depressa que vão parar a uma posição que não é a mais correcta.
Pebleia não existe mas existe Plebeia. O que dá para perceber que o l ia numa correria tal que foi parar duas letras à frente. Só espero que o Governo não caia por causa desta ultrajante gralha...