domingo, março 29, 2009

Polémica


Depois de uns breves dias de ausência, volto com um tema que causou, nos últimos dias, alguma controvérsia entre os católicos portugueses. Refiro-me à posição assumida publicamente pelo Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, quanto ao uso do preservativo.

Ao arrepio da posição oficial da igreja, o Bispo português afirmou que “os portadores do vírus da sida devem usar preservativo durante as relações sexuais, porque são moralmente obrigados a não transmitir a doença”.

Recorde-se que Bento XVI declarou na visita que está a fazer a África, precisamente o continente mais castigado com o flagelo da sida, que “este problema não se pode resolver com a distribuição de preservativos, pelo contrário, isso só irá complicar a situação”.

E porque para a Igreja e para os seus elementos mais ortodoxos o uso do preservativo continua a ser tabu, as palavras de D. Ilídio Leandro, embora só avance um pequeno passo – uso do preservativo sim mas apenas para os portadores do vírus da sida – as suas palavras já constituem uma abertura e uma esperança.

Preservativo, sim ou não? A polémica continua e os milhões de vítimas da sida em todo o mundo também.

Sem comentários: