quinta-feira, novembro 04, 2010

Fui ao Jardim Zoológico


Se me prometerem que não começam com graçolas foleiras (do tipo “ah, foste lá para ver a família” ou “afinal, já sabes se a zebra tem mais listas brancas ou pretas?”) sou capaz de vos contar que fui há dias ao Jardim Zoológico de Lisboa. Não gozam com isso? Vá, então está bem …

Pois é, há muito tempo que não visitava o zoo e já tinha saudades dos tempos em que ir ao Jardim Zoológico fazia parte das “obrigações” que os pais tinham para com os filhos. Era uma época em que não havia muitas opções e, que me lembre, para além do Zoológico, havia o circo e os passeios de domingo até ao aeroporto para ver os aviões a partir ou a chegar. Pouco mais.

O Jardim está mais ou menos na mesma. É certo que tem o espectáculo com os golfinhos e leões-marinhos mas, estruturalmente, mantém-se igual ao que sempre foi. Talvez um pouco mais descuidado na limpeza e a faltar, na minha opinião, a recriação dos ambientes naturais em que a maior parte dos animais vive quando em liberdade. Dantes não dávamos conta mas hoje conhece-se outros zoológicos onde isso acontece e gostaríamos de ter em Lisboa savanas “à séria” onde os leões, tigres, elefantes e demais espécies pudessem deambular, em vez de assistirmos a animais expostos em espaços descaracterizados ou em jaulas. Enfim!

Mas houve uma coisa que, não sendo nova, continua a indignar-me. A das pessoas insistirem em dar comida aos animais. Os avisos espalham-se por todo o recinto “p.f. não dêem de comer aos animais” e são bem visíveis mas, mesmo assim, os visitantes fingem não ver ou, vendo-os, estão-se literalmente nas tintas para eles e satisfazem os seus pequenos prazeres e os das suas crianças, dando “comida” aos animais, a qual, muitas vezes, não passa de folhas de árvores que apanharam do chão.

Desrespeito pelas normas, incivilidade e maus exemplos. Acções que merecem o nosso repúdio e devem ser devidamente sancionadas pelas autoridades competentes.

Bom, agora que já desabafei, e para quem está interessado em saber se as zebras têm mais listas brancas ou pretas, sempre vos digo que, de acordo com o biólogo Guilherme Domenichelli, da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, as zebras são realmente brancas com listas pretas, e não o contrário. Satisfeitos?

1 comentário:

demascarenhas disse...

Uma amiga comentou este post no facebook, dizendo:
“… fui ler o seu blogue e não posso discordar mais, dizer que o zoo está igual ao que era......tem a certeza que foi ao zoo de lisboa?”

A que eu respondi:
“… Pois a verdade é que visitei o Zoo de Lisboa e, na sua estrutura, considero que está como sempre esteve. Não contei, obviamente, o número de animais nem sei se tem mais ou menos espécies. Mas sei que já não existe lá um elefante a tocar o sino a troco de uma moeda e que a aldeia dos macacos estava um tanto ou quanto desleixada.
No entanto, como percebeu, a intenção do texto era de denunciar as tais atitudes de “desrespeito, incivilidade e maus exemplos”, como lhes chamei, que continuamos a assistir no zoo ou fora dele. E, também de esclarecer que “as zebras são brancas com listas pretas e não o contrário…”.