sexta-feira, novembro 12, 2010

O “senhor do adeus”




Com 80 anos morreu o homem que diariamente acenava e enviava beijos às pessoas e aos carros que passavam aqui em Lisboa nas zonas do Restelo (à tarde) e do Saldanha (à noite). Chamavam-lhe o “senhor do adeus”, embora ele afirmasse que era tão-somente o “senhor do olá”.

João Manuel Serra apresentava-se sempre impecavelmente vestido e tinha um sorriso permanente estampado na cara. Era um homem fino, filho de gente abastada, que ”nunca trabalhou nem entrou numa cozinha ou tirou a carta embora gostasse muito de automóveis”, mas que conhecia toda a Europa. Uma pessoa com uma educação acima da média e um apaixonado por cinema. Transportava quase sempre um saco de plástico mas poucos sabiam que lá dentro havia queijo suíço e chocolates de marca.

Quando o destino levou os familiares com quem vivia, João arranjou uma forma de combater a solidão, “essa senhora é uma malvada que me persegue por entre as paredes vazias da casa. Para lhe escapar, venho para aqui. Acenar é a minha forma de comunicar, de sentir gente”, disse um dia numa entrevista. Uma maneira diferente de fazer as pessoas felizes e de se sentir, também ele, mais feliz.

Muitas das pessoas que estavam habituadas ao cumprimento de João Manuel Serra vão sentir a sua ausência. Morreu um “Homem de Lisboa” e a cidade vai sentir a sua falta.

1 comentário:

vexata disse...

Não conheci o João!

Com o que vi no final da passada semana ..., aquela manifestação no Saldanha ..., fiquei com "pele de galinha".

Tenho pena! Temos todos pena de não conhecer mais gente, que nos diga "Olá", para podermos responder. - Viva.