terça-feira, setembro 19, 2006

De Plutão a Plutinho


Uma coisa que me aborrece a sério é a de termos que “enfiar” montanhas de informação nas nossas cabecinhas durante uma vida inteira, tantas e tantas vezes a forçar a aprendizagem de conceitos e saberes para, uns anos depois, se verificar que a coisa não é bem assim ou que nem sequer é assim, ponto.

Durante décadas disseram-nos que as sardinhas, as sardas e outros peixes quejandos não eram uma boa alimentação e, um belo dia, deram o dito pelo não dito e proclamaram que nada fazia melhor à saúde do que comer precisamente as sardinhas e as sardas. Deveríamos, pois, usar e abusar daqueles peixes porque faziam baixar o colesterol e ainda faziam bem a uma data de coisas.

No mesmo período, nas mesmíssimas décadas em que nos falaram das sardinhas e das sardas, ensinaram-nos nas escolas, lemos nas enciclopédias que os planetas (os planetas ditos clássicos) que compunham o sistema solar eram Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão, para agora um grupo de especialistas de 75 países reconhecerem que a classificação de Plutão (descoberto em 1930 e o mais pequeno, o mais frio, o mais distante e o único que nunca foi visitado) foi um grandessíssimo erro.

Para que um objecto espacial possa ser designado de planeta tem que obedecer a três condições: estar em órbita em volta do Sol, ter massa suficiente para que a sua própria gravidade o deixe com uma forma quase esférica e ser um objecto dominante na sua órbita. E foi precisamente esta última condição que atirou Plutão para fora do grupo onde estava instalado há muito.

Assim e por decreto dos 2500 astrónomos reunidos em Praga, Plutão baixou de divisão e deixou de ser um planeta para integrar a segunda liga, a divisão dos corpos celestes de gelo. É a vida!

Resta-nos a consolação de que, pelo menos para os que acreditam no que dizem os signos, que o facto de Plutão deixar de ser um planeta não vai afectar o signo de que é regente, o Escorpião. Isto porque, por analogia, já o signo de Caranguejo é regido pela Lua e o signo de Leão é regido pelo Sol que, como sabemos, também não fazem parte dos planetas tradicionais que compõem o sistema solar.

Pelo menos por agora, porque daqui a uns tempos já não digo nada ...

1 comentário:

Anónimo disse...

Oh demascarenhas, tenho pena que o Plutão tenha descido à segunda divisão mas o Gil Vicente também baixou. E daí? São coisas da vida. O que não vi foi o presidente do Plutão fazer a chinfrineira toda que tem feito o presidente do Gil, nem sequer ameaçar ir fazer um grande protesto junto da UEFA e da FIFA. O que faz pensar que terá havido justiça na despromoção do Plutão. Provavelmente a mesma justiça que fez ganhar o Paços de Ferreira em Alvalade (ih! ih! ih! ih! ih!)