segunda-feira, dezembro 03, 2007

A ser verdadeiro, até dói ...


Claro que quando ontem me mostrei preocupado com as alterações ortográficas que vão ser introduzidas na nossa língua, essa preocupação apenas diz respeito a uma parte do problema, o qual se pode denominar genericamente de “como se pode escrever tão mal o português”.

Não basta que não se cometam calinadas ao nível da ortografia, é necessário também que os textos façam sentido e que obedeçam minimamente às regras gramaticais em uso, nomeadamente a sua sintaxe.

E, para demonstrar que a minha preocupação tem razão de ser, vejam este “naco de prosa” que, supostamente, faz parte de um relatório elaborado pelo árbitro de futebol Carlos Xistra quando, na época passada, este senhor mostrou um cartão amarelo ao jogador do Benfica, Micolli, no jogo em que os encarnados defrontaram o Estrela da Amadora.

O texto circula pela net e custa-me até a crer que seja verdadeiro. Mas a ser ...


** RELATÓRIO DO ÁRBITRO CARLOS XISTRA **

... "O jogador da equipa visitada, Micolli, desmandou-se em velocidade tentando desobstruir-se no intuito de desfeitear o guarda-redes visitante. Um adversário à ilharga procurou desisolá-lo, desacelerando-o com auxílio à utilização indevida dos membros superiores, o que conseguiu. O jogador Micolli procurou destravar-se com recurso a movimentos tendentes à prosecução de uma situação de desaperto mas o adversário não o desagarrava.
Quando finalmente atingiu o desimpedimento desenlargando-se, destemperou-se e tentou tirar desforço, amandando-lhe o membro superior direito à zona do externo, felizmente desacertando-lhe.

Derivado a esta atitude, demonstrei-lhe a cartolina correspectiva." ...



Se este texto for mesmo verdadeiro, começamos então a perceber porque é que os relatórios dos árbitros nunca são do conhecimento público...

Em qualquer dos casos, e mesmo sendo adepto do Benfica, acho que se o Micolli, depois de se desenlargar, realmente amandou com um dos membros contra o adversário, fez muito bem o árbitro Carlos Xistra ter-lhe demonstrado a cartolina correspectiva.