quarta-feira, maio 12, 2010

Mais Champanhe


Então, só para terminar este tema, é bom que se diga que quando me refiro ao champanhe não estou a pensar apenas nos excelentes vinhos que são produzidos na região de Champagne, em França, estou também a contemplar os vinhos espumantes, nomeadamente os portugueses, que os temos e bons.


Quando ontem escrevi que o champanhe é uma fonte de saúde, aludia ao facto de já há muitos anos os médicos pensarem que o vinho tinha poderes curativos. A prova disso é que o Larousse-médico, de 1920, afirmava que “este poderoso anti-infeccioso” destrói o bacilo da febre tifóide em dez minutos. Com este aval, o “poderoso medicamento” começou a ser rotulado de “Fonte da Juventude” ou de “Tisana dos Convalescentes” e a ser mais facilmente encontrado nas farmácias do que em caves.


Um último apontamento sobre esta magnífica bebida. Até agora, ainda não consegui encontrar uma explicação aceitável para, uma vez aberta a garrafa, um simples talher (um garfo ou uma colher de sobremesa) enfiado no respectivo gargalo impedir que o gasoso se perca. E garanto-vos que isto funciona mesmo, ainda que se leve dois ou três dias a esvaziar a garrafa do precioso néctar, o que eu acho um pecado.


E, já agora, expliquem-me porque é que nas comemorações de qualquer coisa, a rapaziada se lembra de agitar furiosamente a garrafa do champanhe para fazer saltar a tampa (e o líquido), perdendo-se, assim, uma grande parte do vinho? PORQUÊ? Para além do mais há que ter em conta a “guerra contra o desperdício”


Resumindo para concluir. Mais do que uma boa taça (uma flute, vá lá) de bom champanhe ou espumante, o que vale mesmo a pena é beber mais uma. Ainda que com a moderação necessária. Uma SAÚDE para todos.



1 comentário:

Anónimo disse...

O que o Benfica ganhar o campeonato faz à pessoas... ;)