segunda-feira, julho 26, 2010

O género nos cabeçalhos …


Sob um título igualzinho ao desta crónica, li num blogue concorrente que muito prezo, a “revolta” da autora sobre o facto de nos nossos dias a correspondência oficial (e também a outra) continuarem a serem endereçadas ao “Exmo(a) Senhor(a)” e não à “Exma(o) Senhora(o).


Tendo por certo que as mulheres são em maior número do que os homens e que a sociedade mudou, que razão justificará ainda a manutenção de hábitos que vêm dos tempos em que as mulheres tinham um papel muito pouco significativo nessa mesma sociedade? Para além, obviamente, de serem as esposas dedicadas (e sacrificadas), as mães exemplares e os pilares fundamentais das estruturas familiares. Quanto ao resto, pouco contavam. Esta era a realidade nua e crua de épocas não muito distantes.


Hoje, porém, com as tecnologias disponíveis, é fácil arranjar uma forma que permita endereçar correctamente a correspondência. Será a adequação natural à vida contemporânea, em que coexistem, de facto, os homens e as mulheres (ou as mulheres e os homens, se preferirem), numa perspectiva social, administrativa, económica e financeira, sem diferenciação.


Como dizia a autora do texto que citei “Não será altura de mudar de cabeçalhos?”.

Sem comentários: