quinta-feira, julho 24, 2014

Café sem ... princípio




Não sei se vos acontece o mesmo mas confesso que sinto admiração pelos empregados de mesa que aceitam, em simultâneo (e sem se atrapalharem), pedidos tão diferenciados.

Diferenciados e, às vezes, só aparentemente diferentes. Por exemplo, um simples café pode ser apenas um café, um café em chávena escaldada ou em chávena fria, uma italiana, um café cheio, um duplo ou um carioca. Quando não uma bica ou um cimbalino, alguns com ou sem cheirinho.
Enfim, estas são algumas das expressões mais utilizadas mas já se vai ouvindo outra com alguma frequência, a do café sem ... princípio. Já conheciam?

Pois é, agora está muito na moda pedir-se "café sem ... princípio", ou seja, uma bica sem os pingos iniciais do café para que saia mais fraco, assim como uma espécie de carioca. É uma questão de gosto mas atenção - digo eu que sou um grande apreciador de café - ao pedi-lo, está a perder o melhor do café, a sua essência.

Voltando aos empregados de mesa. Convenhamos que conseguir memorizar tantos pedidos diferentes, mas simultâneos, é obra. Até pode ser que o empregado peça "Tira nove cafés: um normal, dois em chávena escaldada, outro em chávena fria, uma italiana, um cheio, um duplo, um carioca e um sem princípio". Mas não é tarefa fácil. E eu suspeito que, em algumas situações, o pedido seja feito simplesmente "Sai nove cafés"!

1 Comments:

At terça-feira, janeiro 05, 2016 9:58:00 da tarde, Blogger Victor Manuel said...

Boas , isso só acontece se não forem profissionais a trabalhar, estou a falar " sai nove cafés ".

 

Enviar um comentário

<< Home