sexta-feira, janeiro 09, 2015

E a verdade é só uma. Tudo aconteceu depois de Maomé ...



Vi em directo mas não quis acreditar. Por isso, e tendo a consciência que as minhas capacidades têm diminuído com o decorrer dos anos, decidi procurar melhor informação para me certificar se tinha realmente ouvido bem. Mesmo considerando que era o último dia do ano e que a excitação com o "réveillon" era muita, ainda assim, tanta parvoíce junta parecia-me excessiva, a ponto de confundir a inteligência dos mais dotados. E aquilo que me estava a custar a acreditar foi assistir aos comentários de uma revista de imprensa do dia 31 de Dezembro de 2014, na SIC Notícias, comentada por uma jornalista (parece que da própria SIC), de seu nome, Marisa Moura.

Às tantas, e a propósito do denominado Estado Islâmico, dizia a tal senhora que "esta questão do Estado Islâmico, tem a ver com movimentos que surgiram depois da morte de Maomé" (é sempre bom esclarecer este facto, não fosse alguém pensar que fosse antes). E, logo a seguir, a explicação que deu sobre os xiitas foi irreal. Segundo ela, "a coisa é fácil de entender. Os xiitas são - e aqui ainda fiquei mais confuso porque para a jornalista "descendentes" e "seguidores" são a mesma coisa - descendentes ou seguidores de Ali, primo e cunhado do Profeta, que disputou a sua sucessão, dando origem a uma cisão no seio do Islão. Aquela que se mantém até hoje entre sunitas e xiitas). O mesmo Ali das riquezas e dos palácios das histórias dos príncipes das Arábias, o que contrapunha exactamente ao que Maomé combatia".

Enfim, fiquei de queixo caído (de estupefacção) perante tamanha pobreza demonstrada por uma profissional de quem se exigiria melhor e mais qualificada informação. A mesma jornalista e escritora que publicou "O que é que os portugueses têm na cabeça?", um livro que não comento (porque não li), mas que não me deixou qualquer entusiasmo em conhecê-lo e que - parafraseando a autora - me colocou a questão: o que é que, afinal, Marisa Moura tem na cabeça?
 

Para quem estiver interessado em aceder àquele naco de sapiência aqui fica o endereço:

https://www.youtube.com/watch?v=Qs-jciZYq6E

Sem comentários: