terça-feira, fevereiro 19, 2008

Arrogância


Não raras vezes assistimos a manifestações de superioridade por parte dos ingleses, muitas delas com uma arrogância e uma sobranceria tamanha que já ninguém suporta.

Ainda há pouco, e a propósito do desaparecimento da pequena Madie Macann, desencadearam uma campanha muito agressiva em que puseram em causa todos aqueles que tiveram a “desdita” de nascer neste cantinho luso, sobretudo os investigadores da nossa judiciária, quando se sabe que mais de 80% dos desaparecimentos na Grã-Bretanha nunca chegam a ser resolvidos.


Pois sendo eles tão despachados e tão superiormente superiores quase que é difícil acreditar no resultado de uma sondagem realizada a 3000 ingleses que concluiu o seguinte:

- 23% acreditam que Winston Churchill, que foi primeiro-ministro de 1940 a 1945 e de 1951 a 1955, não passa de uma personagem de ficção;
- 47% afirmaram que Ricardo I, que ficou para a História como Ricardo Coração de Leão, nunca foi Rei de Inglaterra;
- 4% acredita que Cleópatra e 3% que Gandhi e Charles Dickens eram personagens de ficção;
- 58% disseram acreditar que Sherlock Holmes, a personagem criada por Sir Arthur Conan Doyle, existiu mesmo.


Onde está, afinal, essa superioridade toda que não chega para ocultar tanta ignorância?

Lá como cá os problemas da Educação são grandes. Só que nós, portugueses, somos mais humildes e não nos pomos em bicos dos pés a gritar que somos os maiores, mesmo que saibamos que D. Isabel II é Rainha do Reino Unido e que a grandiosa selecção nacional de futebol inglesa não se classificou para o Europeu de 2008, ao contrário da nossa pequena e modesta selecção.

3 comentários:

Anónimo disse...

E, por acaso, alguém sabe qual foi o cognome do nosso Rei D. Afonso II?

Anónimo disse...

Essa até eu sei ... “o Gordo”. E olhem que eu não sou desse tempo

Porcos no Espaço disse...

D. Afonso II nunca existiu. Nem Churchill nem o holocausto.

Viva o rato Mickey e a Taróloga Maya.