quarta-feira, fevereiro 20, 2008

O computador e o sono


Já tinha notado que, às vezes, depois de ter estado a trabalhar no computador pouco antes de me deitar, ficava com alguma agitação que me deixava às voltas na cama antes de conseguir dormir.

Nunca me apercebi que houvesse uma relação directa entre as duas coisas – o computador e o sono - mas admitia que a tensão provocada, por exemplo, pela criação de um texto ou de uma pesquisa para um trabalho mais elaborado me pudessem criar uma certa dose de ansiedade susceptível de me dificultar a chegada do sono.

Continuo a não saber em concreto o que é que uma coisa tem a ver com a outra, mas ao ler uma notícia que tinha por título “Ver e-mails é como tomar um expresso duplo” fiquei pelo menos a suspeitar porque é que me acontecia ter um princípio de noite tão mal dormido.

Dizia a tal notícia que um grupo de hotéis procurou averiguar as razões pelas quais os homens de negócios sofrem tanto com noites passadas em branco. E a pesquisa concluiu que ver e-mails antes de dormir tem o mesmo efeito no corpo humano que tomar um expresso duplo.

Por isso começaram a aconselhar os seus clientes a desligar os computadores uma hora antes de dormir, a tomar um duche de água morna e a evitar assistir a filmes violentos.

Segundo um especialista do Centro de Sono de Edimburgo que participou neste estudo, o stress do trabalho é o factor que mais influi na má qualidade do sono.

Pelo sim pelo não, e à experiência, vou tentar esquecer o computador pelo menos uma hora antes de ir para a cama. Vale a pena tentar!


Sem comentários: