quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Os ciganos e os sapos

Devo confessar que sempre senti alguma repulsa pelos sapos. Nem sei porquê mas talvez a sua pele húmida e viscosa tenham a ver, de algum modo, com a repugnância que sinto mal os vislumbro. Mas apenas repulsa e repugnância.

De forma diferente sentem os ciganos, pelo menos os mais velhos, que acreditam que os sapos são um símbolo do azar, discórdia e infortúnio.

É uma superstição levada muito a sério e que é passada de pais para filhos. Para o povo cigano, o sapo simboliza o mal e trás infelicidade às famílias.

De tal modo assumem essa superstição que chegam a dizer "Para nós, essa palavra é proibida. Quando a ouvimos, o dia vai correr mal e os comerciantes não vão conseguir vender...".

E o “medo” chega a um ponto tal que os ciganos evitam a todo o custo cruzarem-se com um sapo e a referência escrita num simples texto fá-los dar um salto na leitura só para evitarem a palavra maldita.

Apenas admitem pronunciar a palavra “sapo” quando querem insultar alguém, o que pode dar origem a uma zanga muito violenta.

Mas se é verdade que existem cerca de 4.800 tipos diferentes de sapos (da espécie animal), dizem por aí que tudo aquilo que tenha figura de sapo - de loiça, de feltro, de puxadores de portas ou o mais que a vossa imaginação conceba com essa figura - afasta definitivamente os ciganos para uma distância considerada prudente.

Só ainda não ouvi falar em ciganos que tenham repudiado, por ter tão amaldiçoado nome, o “Sapo” como portal da internet. Será que este é também susceptível de lhes trazer azar e infelicidade?



3 Comments:

At sábado, fevereiro 23, 2008 1:05:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

No meu humilde entender, devia existir um sapo por ca cm quadrado de terra. Sem querer contudo qualquer dano moral ou prejuizo aos nossos amigos, como nos, Ciganos. Julgo ser um bicho perfeitamente cativante no que toca aos seus atributos e enguiços.

 
At sexta-feira, fevereiro 19, 2010 3:39:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

CLARO PONHAM OS SAPOS DOS PORTUGUESES COM A LINGUA DE FORA Hiiiiii...............

 
At domingo, junho 03, 2012 6:19:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Oi gente, que os ciganos me perdoem! Tenho sapos aqui no meu quintal, e não é por ser ou deixar de ser português , que vou pôr os simpáticos bichinhos com a lingua de fora. Coitados, morriam todos e eles fazem falta. Se calhar é por ter aqui sapos, que essa malta não aparece por estas bandas.

 

Enviar um comentário

<< Home