terça-feira, dezembro 09, 2008

A excursão dos deputados

Manuela Ferreira Leite ficou possessa ao saber que 30 deputados da bancada do partido que lidera não estiveram presentes na Assembleia da República na última sexta-feira.

Para além de ser importante para o PSD poder aprovar projectos que derrotariam o partido do governo, a ausência de 30 dos seus 75 dos deputados fez estremecer ainda mais a já frágil e contestada liderança de Ferreira Leite.

Mas não foram só os 30 do PSD. Também no PS 13 deputados não compareceram às votações. Ou muito me engano ou foram nalguma excursão.

É lamentável que os representantes do povo na casa da democracia mostrem tão pouco respeito por quem os elegeu, faltando aos seus compromissos sempre que lhes dá jeito, nomeadamente quando há fins-de semana prolongados.

Claro que o que agora sucedeu não é um fenómeno novo mas, exactamente pela frequência com que acontece, urge pôr fim a tamanha desvergonha e irresponsabilidade.

Como não tenho qualquer poder para acabar com estas situações, posso, pelo menos como cidadão, pensar que isto terminaria rapidamente se à segunda falta não justificada, fossem cassados os mandatos dos senhores deputados.

Tenho a certeza de que com mão dura, a bandalheira findava em três tempos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olha que não. Os deputados não faltaram. Eles apenas assinaram o ponto e desapareceram. Assim é que foi.

Uma matéria que bem poderia dar um romance com o título “O mistério dos deputados esfumados”

Anónimo disse...

Alguns dos jornais desta manhã trazem como manchete este mesmo assunto, dando realce à irresponsabilidade dos eleitos do povo.

Curiosa, porém, foi uma intervenção que ouvi ontem, parece-me que de um deputado do PSD, que defendia que quem tivesse 8 faltas injustificadas não deveria poder candidatar-se pelas listas do partido nas próximas eleições.

8 faltas? Eu acho a tua proposta muito mais séria. Se quiseres fazer um abaixo-assinado conta comigo.