terça-feira, dezembro 16, 2008

Um outro olhar sobre a Banca

O ilustrador e “cartoonista” Gonçalo Viana, apesar de ter formação em arquitectura, dedica-se a tempo inteiro à ilustração e ao “cartoon” desde 2002, depois de ter regressado de Londres, onde trabalhou, colaborando actualmente em diversas publicações portuguesas e estrangeiras.

Já este ano venceu, por unanimidade, o Prémio Stuart de Desenho de Imprensa 2008, com o “cartoon” “Ponta do Iceberg”, relativo à polémica do Millenium BCP.

Inspirado numa outra polémica – a falta de supervisão do Banco de Portugal (e do seu Governador, o Dr. Victor Constâncio) sobre o BCP e o BPN – publicou agora o cartoon “Ensaio sobre a Cegueira”



Muito bom!

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom, este é um tema muito quente e muito preocupante, pelas mais variadas razões (políticas, económicas, sociais, etc). Como é do conhecimento da maioria das pessoas (sobretudo das pessoas mais atentas e com alguma instrução nas matérias económicas), os Bancos funcionam como o motor de arranque das economias, pois proporcionam aos agentes económicos a possibilidade de crescerem e de melhorarem as suas vidas. Mas já é do conhecimento geral, que a vida não é perfeita e muito menos cor-de-rosa, e que a obsessão pelo dinheiro e pelo poder sempre trouxe a riqueza de alguns e a miséria de muitos. O risco de um Banco utilizar indevidamente os recursos dos seus depositantes, pode acabar na sua falência e consequentemente acabar com a economia de um País, razão pela qual existem os Bancos Centrais. O que aconteceu com o BCP e o BPN, leva-nos a pensar como é feita a Supervisão Bancária, e que segurança oferece esse órgão ao nosso País. Esperava-se mais de uma Instituição onde o seu responsável ganha mensalmente na casa dos 17.000 Euros mensais. E como estão os outros Bancos??? Que trabalhos tem realizado o BdP no sentido de confirmar que os nossos depósitos estão seguros e que a saúde económica não corre risco de ser infectada por algum vírus??? Enquanto as equipas de trabalho do BdP não levantarem o rabinho das secretárias, e tomarem uma atitude mais activa e moderna juntos das IC, a nossa saúde financeira estará em perigo.

Anónimo disse...

Sim, sim, tens razão. Mas quanto aos cartoons, achas ou não que estão o máximo?