quarta-feira, abril 29, 2009

A auto-estima

Está na moda as empresas contratarem especialistas (que estão a “nascer” todos os dias e, muitos deles, norte e sul-americanos) para tentarem convencer os seus quadros e colaboradores de que a auto-estima de cada um pode fazer ultrapassar todas as dificuldades e, dessa maneira, conseguirem melhores performances profissionais e pessoais.

Custa a acreditar como é que pessoas cinzentas, acabrunhadas, desmotivadas e em situação de stress permanente conseguem, depois dessas palestras, ficar motivadas e confiantes quer em relação à sua prestação profissional quer em quanto ao seu estado emocional.

Mas, ao contrário do que se possa pensar, não são só as empresas privadas a tomarem tais iniciativas nem são apenas os ditos “experts de motivação” que são contratados. Lembro-me que, há poucos anos, os CTT “convidaram” Luíz Felipe Scolari. Agora foi a Direcção-Geral dos Impostos que chamou o actual treinador da selecção nacional de râguebi, Tomaz Morais, para uma intervenção sobre liderança, no intuito de motivar os funcionários dos impostos. Motivar, digo eu que sou má-língua, para serem mais eficazes e “inventarem” novos processos de nos arrancarem mais umas massas. Ou, quem sabe, para que esses profissionais da DGI desistam da greve que já anunciaram para breve.

Tenho consciência que a auto-estima é uma das nossas forças secretas. Mas o que me faz alguma confusão é o facto de muitas pessoas só conseguirem reagir quando alguém de fora os vem despertar para as atitudes que, eles próprios, tinham a obrigação de promover.

Há uns dois anos assisti a uma palestra de uma conferencista famosa, Leila Navarro (brasileira, lá está), que abordava diversos temas, sempre naquela perspectiva de que nós somos capazes, nós é que decidimos o que queremos fazer da nossa vida, e por aí fora. Em suma, um discurso que pretendia incutir aos presentes que a auto-confiança é tudo.

Fui buscar ao You Tube um pequeno vídeo, precisamente de Leila Navarro, sobre Adaptabilidade. Ora vejam





Já sabem, agora adaptem-se.

Sem comentários: