quarta-feira, abril 15, 2009

Promoções profissionais

Investigadores da Universidade britânica de Warwick ao tentarem saber se uma melhoria do estatuto profissional tornaria as pessoas mais felizes e saudáveis em consequência da subida da sua auto-estima, concluíram que, afinal, as promoções profissionais provocam mais 10% de stress.

“Obter uma promoção no trabalho não é tão fantástico como se poderia julgar", afirmou um dos autores do estudo.

Então, depois de décadas de trabalho intenso, sempre em busca dos melhores desempenhos e não regateando esforços nem disponibilidades para corresponder aos desafios das minhas entidades empregadoras e, naturalmente, para tentar subir na vida, vêm-me agora dizer que, afinal, as promoções no trabalho aumentam o stress mental?

Obrigadinho por só agora me dizerem isso.

Eu bem que desconfiava que o meu cansaço crónico se devia ao trabalho excessivo e à pressão que pousava sobre os meus ombros todos os dias do ano, incluindo uma boa parte dos fins-de-semana e das férias. Mas o que eu não fazia ideia é que 10% desse peso fosse causado pela ânsia de subir numa carreira feita de patamares infindos que sempre aumentavam quando atingíamos mais um.

Afinal, se um melhor estatuto não corresponde a uma melhoria da saúde e da satisfação pessoal, digam-me lá se vale a pena tanto esforço?

Atenção novas gerações, ponham os olhos nos resultados deste estudo e façam o favor de ter um pouco mais de cuidado com os vossos cérebros e os vossos corações.

Um dia agradecer-me-ão este aviso.