sexta-feira, dezembro 14, 2012

Exige-se um pouco mais de decência


Apesar da crise de que todos falam (e a maioria dos cidadãos sente nas suas vidas), neste último ano a abertura de lojas de luxo na Avenida da Liberdade, em Lisboa, não cessou. Gucci, Stivali, Boutique dos Relógios Plus e Officine Panerai, são apenas algumas das marcas que abriram nos últimos meses e, em breve, lá estarão também a Cartier, Miu Miu, Guess e Max Mara. Bom sinal para essas marcas e para a economia portuguesa.

Não estando presente na principal avenida da cidade (mas não anda por longe, está no C.C. Amoreiras), a Kookai foi muito falada esta semana, não pelo que vende, mas pelas piores razões.

E porquê? Na sua loja da zona comercial Fokas, em Atenas, muito próximo do lugar onde os pedintes estendem a mão à caridade e onde à noite os sem-abrigo encontram o "conforto" de nichos protegidos do vento, os crânios criativos da marca lembraram-se de colocar na montra um cartaz publicitário que diz:

"Esfomeados Mas Chiques"

É uma provocação injustificável. Um insulto que parece admitir que "os sem-abrigo ficam ali mais à frente e os sem-vergonha estão um pouco antes".

Como já tenho escrito (e eu sei que muitos não estão de acordo), em publicidade nem tudo é permitido. E, neste caso, deveria ter havido um pouco mais de decoro.