quarta-feira, dezembro 19, 2012

Pais Natal ou pais natais?


Alguns Amigos que leram a crónica que ontem publiquei e em que escrevia sobre os "pais natais", logo me "sussurraram" (gentilmente, como é hábito) que, provavelmente, em vez de "pais natais" a designação correcta seria "Pais Natal".

Apanhado em falta corri de pronto para o Google, meu amigo de todas as dúvidas, pesquisei e encontrei no "Clube de Jornalistas" esta explicação esclarecedora:

"Natal pode ser nome ou adjectivo. É nome quando se refere ao dia ou à época em que nasceu determinado ser humano: festejo sempre o natal da minha querida mãe, passo o Natal em família. Escreve-se com letra maiúscula quando se refere ao nascimento de Jesus. É adjectivo quando usado para caracterizar um nome: país natal, terra natal. Em ambos os casos, varia em número.

Pai Natal entrou recentemente na nossa língua a partir do francês Père Nöel e designa o original, o S. Nicolau da lenda. Neste caso, grafa-se com maiúscula. Há muita imitações: pessoas que se vestem como o Pai Natal, são os pais natais. Nesta expressão, natal é adjectivo e deve concordar em número com o nome – pais. Escreve-se com minúscula.

O correcto, portanto, é dizer: pais natais".

Pronto, a estar certa a convicção do Clube de Jornalistas, o assunto fica esclarecido. Bom Natal!

1 Comments:

At sexta-feira, abril 04, 2014 3:39:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É pais Natal. Utilizamos mais regularmente o termo "natal" como adjectivo, "terra natal" por exemplo. Mas neste caso Natal é um substantivo. Pai Natal. Pais Natal.

 

Enviar um comentário

<< Home