quarta-feira, março 19, 2014

Hoje é o dia do PAI!



Diz-se que na origem do Dia do Pai terão estado dois factos. O primeiro remonta ao ano 2000 a.C., na Babilónia, quando um jovem de nome Elmesu escreveu numa placa de argila uma mensagem para o seu pai, desejando-lhe saúde, felicidade e muitos anos de vida. O segundo, já em 1909, nos Estados Unidos da América, quando Sonora Luise, filha de um militar, resolveu criar o Dia dos Pais devido à admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. A festa foi ficando conhecida em todo o país e em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.


Embora mais ou menos por todo o mundo - e já há muito - se celebre o dia do pai, a verdade é que no meu tempo de criança e de adolescente nem se falava disso. O dia da mãe, esse sim. Só bastante depois, e suspeito que por motivos meramente comerciais, um dia tão especial dedicado ao progenitor começou a ter o merecido destaque que hoje se verifica.


O Dia do Pai, em Portugal, é comemorado no dia 19 de Março, no dia de São José, Santo popular da Igreja Católica (marido de Maria, mãe de Jesus Cristo). Mas países como Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras ou Liechstenstein, por exemplo, também comemoram o dia em 19 de Março. Noutros, porém, a comemoração é feita noutras datas. No terceiro domingo de Junho nos Estados Unidos, na África do Sul, Reino Unido ou Turquia, por exemplo, no Brasil no segundo domingo de Agosto ou na Austrália no primeiro domingo de Setembro. E a lista de países e as datas poderiam continuar ...

E por que se trata de uma justa homenagem, pensei nesta prenda lindíssima que eu dedico a todos os Pais:

"Senta-te aí", interpretado por Jorge Palma e João Gil




Sem comentários: