segunda-feira, setembro 26, 2005

Impaciências

Apesar da minha curta experiência como escrevinhador de blogues, já aprendi que, de uma maneira geral, as pessoas não têm lá muita pachorra para ler textos extensos. Provavelmente a dimensão das prosas é inibidora e, daí, vá de procurar coisas mais simples, que se leiam mais rapidamente.

Mas, como perceberão mesmo os leitores mais apressados, se há assuntos que podem ser tratados num texto curto, outros há em que é necessária uma exposição mais longa. E, depois, um texto grande não é necessariamente chato, em muitos casos pode até ser bem interessante. Tudo depende do tema e da pena mais ou menos inspirada do autor.

Ler a obra de um clássico através de um resumo, pode ser mais fácil, mas, com toda a franqueza, parece-me ser um pouco redutor e, de certeza, muito menos estimulante. Dessa leitura poder-se-á ficar com uma vaga ideia, mas não se chegará, certamente, à alma do autor.

Daí que, de vez em quando, haja a necessidade de estender o texto. Em certos assuntos, poucas palavras poderão não ser suficientes.

Está entendido?

1 comentário:

Anónimo disse...

Está entendidíssimo! E por mim pode estende-los à vontadinha, q'eu leio-os todos, todos, todos!
Afinal os textos também não se medem aos palmos!