quinta-feira, setembro 01, 2005

Uma introdução, para que nos entendamos ...

Nunca como agora se assistiu ao lançamento de tantos livros. Dá a impressão que a exemplo dos fogos que vieram para ficar, também as musas decidiram estabelecer-se por cá para iluminar os nossos candidatos a escritores, independentemente desses candidatos saberem, ou não, escrever. E vá de publicar livros e mais livros, sobre os mais diversos assuntos e de escrevinhar o que quer que seja na net. Acho mesmo, que não há “bicho careta” que se preze, que não tenha o seu próprio blogue. Alguns, de gosto muito duvidoso e muitos outros sem qualquer conteúdo aproveitável. Aliás, os blogues viraram blogomania e quase parece mal - sob pena de parecer não acompanhar as novas tecnologias - não entrar na onda, que é como quem diz, não participar na blogosfera.

Assim, e porque eu nunca gostei de ser menos do que os outros, daria a impressão que rapidamente criaria o meu próprio blogue. Por um lado, para estar na crista da tal onda, por outro, porque até gosto de escrever. Mas não, a verdade é que nunca tinha pensado nisso. Sempre escrevi, é verdade, mas (quase) sempre só para mim. Às vezes, em livros devidamente encadernados, que publiquei para serem lidos apenas por mim, o que, confesso, me dava um certo prazer porque o êxito era absoluto. Um único exemplar de cada livro colocado no “mercado”, era adquirido imediatamente por … mim. Autênticos “best-sellers”.

Até que, e “a pedido de várias famílias …”, como dantes se dizia, fui pressionado a partilhar alguns dos meus textos com algumas pessoas amigas. Devo dizer que, se isto não correr bem, e se o meu futuro como escritor ou jornalista estiver condenado ao fracasso, sei bem a quem me devo dirigir … vocês sabem de quem eu estou a falar (agora, até parecia o Octávio Machado …).

Acabei, então, por criar este blogue. Escreverei nele até que me apeteça e sempre que me der na gana, ou quando houver assuntos que, na minha perspectiva, o justifiquem. Neste arranque, não sei, ainda, que rumo vou seguir mas, penso que os meus textos poderão vir a ser, essencialmente, constituídos por opiniões pessoais, relatos, desabafos, estados de alma, quem sabe se por respostas a “provocações” que os meus amigos leitores me queiram fazer. Aproveito, pois, para convidá-los a participar nesta minha aventura, através dos vossos comentários. Leiam, comentem, imprimam e divulguem os textos, se assim o entenderem.

Sejam bem-vindos ao “Por Linhas Tortas

8 comentários:

Anónimo disse...

Muitos, muitos parabéns.
Finalmente posso comentar um blog de alguém que conheço!!!
Já posso deixar posts (perdão, comentários!!!) do tamanho que me apetecer.
Um grande beijinho, de uma leitora que promete ser fiel.

Anónimo disse...

Muito bem!
Essa do "vocês sabem de quem eu estou a falar" tem alguma coisa a ver aqui com "nós"??? É que se tem fico muito contente por ter participado no incentivo!!!

Cá estaremos...

Anónimo disse...

Ora viva, gostaria de lhe deixar uma pequena provocação inofenciva.
Vamos lá a ver se vai acertar em quem sou eu, com base na seguinte frase:

Estranho teres terminado o teu primeiro texto oficial com "Leiam, comentem, imprimam ..."
Será que já tem a impressora boa??? Como pode "PRINTAR" ???

Anónimo disse...

A conversa está a ficar profunda! Deuses imperfeitos? Poder-se-à chamar "Deus" a quem brinca com a vida dos outros? Mesmo com um "imperfeito" à frente?

Anónimo disse...

Confesso que nunca tinha entrado num blogue...mas prometo ser uma leitora assídua do "Por linhas tortas"!
Muitos Parabéns pela iniciativa!
Beijinhos e muita inspiração!

Anónimo disse...

Bem é sexta feira e o fds vem ai. Aproveito para lembrar que é fds de festas do Avante (independentemente das ideologias de cada ser penso que se pode ir lá sem levar uma lavagem cerebral) e a das Vindimas (Palmela - terra bela com seu belo castelo)

Para os mais selvagens, ainda com relação á questão dos deuses (com minúsculas), existem muitos, uns são seres outros são matérias espectrais como um que troça de nós todos os dias, pois se não lutarmos por ele seremos esmagados com o desprezo da nossa madrasta sociedade.

Aproveito para deixar um tema que gostava que fosse abordado: "Os anciões devem ser respeitados e consultados para que as decisões sejam as mais acertadas. Certo? Então porquê tanta contrariedade na questão das candidaturas?" (detesto partidarismos e por isso agradecia que abordassem o tema de maneira filosófica, se for possivel)

Anónimo disse...

1º Parágrafo: duas óptimas sugestões! E pensar que há tantos fds em que n acontece nada!!!

2º Parágrafo:
São coisas do mundo
Retalhos da vida
São coisas de qualquer lugar
Mas se eu fico mudo
Esse mundo imundo
É capaz de me tentar mudar

3º Parágrafo: 2ª Feira...2ª feira talvez consega abordar o tema de forma filosófica. Mas dificilmente me conseguirei desligar da questão partidária. Ela está em todo o lado, ainda que muitos pensem que não.

Anónimo disse...

Parabéns !
Penso que este blog é um óptimo meio de, finalmente, partilhares com os outros a tua fértil inspiração literária.
Fico a aguardar com muita expectativa os textos que se seguem e prometo ser uma leitora assídua !