terça-feira, janeiro 22, 2008

Miguel, Miguel!


Miguel Beleza e Miguel Cadilhe têm várias coisas em comum. Desde logo o nome – Miguel. Mas ambos são também políticos, economistas e do Partido Social Democrata. Mas há mais, os dois foram Ministros das Finanças de Governos de Cavaco Silva.

Como se vê, coincidências são muitas mas ...

Mas ... Miguel Beleza tem uma impressão (profissional, digamos) muito pouco abonatória sobre o seu camarada de partido e nem sequer se coibiu de a expressar em público quando comentou a recente vitória de Santos Ferreira para a presidência do BCP.

Disse ele:

“Foi uma excelente lição para Cadilhe, que sabe tanto de economia como eu de costura”.


Beleza lá saberá porque é que pensa assim. Faço notar, contudo, que ao contrário do que possa parecer à primeira vista, talvez ele não estivesse sequer a injuriar Cadilhe, mas quiçá pretendesse que a sua frase fosse entendida como elogiosa, porque ele, Beleza, pode até ser um perito em costura. Quem sabe ...


O que me espanta, no entanto, é como é que Miguel Cadilhe, apesar de ter sofrido uma pesada derrota, se apresentou perante a comunicação social como vencedor daquela eleição quando, na verdade, obteve apenas 2,14% dos votos dos accionistas presentes na Assembleia Geral.

É que, para mim, que sou racional que me farto, ganhar é meter mais golos que o adversário, é ter mais votos que o opositor. E não me contento apenas com vitórias morais.

Sem comentários: