sexta-feira, janeiro 25, 2008

Os autores, as obras e os respectivos títulos

Alguns dos livros que são lançados a toda a hora no mercado têm títulos demasiado sugestivos, digamos assim, o que leva a que muitos leitores os comprem na legítima esperança que esses mesmos títulos tenham alguma sequência visível no desenrolar da obra.

E isto passa-se com muitos autores, quer desconhecidos quer aqueles com obra já devidamente reconhecida.


Lembro-me, por exemplo, do romance que Miguel Esteves Cardoso publicou (o primeiro, se não estou em erro) ainda não há muitos anos, cujo título - “O Amor é Fodido” – andou esparramado pelas montras de todas as livrarias do país e que foi altamente contestado por muitos portugueses, por indecoroso.

De facto, num país onde existe liberdade de expressão e pese embora se possa equacionar a hipótese – por uma questão que tem a ver com o gosto de cada um – do título poder ser diferente, julgo que só a hipocrisia de alguns pôde suscitar tal movimento, muito embora eu pense que a vontade do autor era precisamente a de chocar as pessoas. E com isso vendeu até fartar.


Também o consagrado escritor Gabriel Garcia Márquez publicou, ainda não há muito, “Memória das Minhas Putas Tristes”, livro de que já falei neste espaço, um livro que eu gostei muito mas cujo título provocou alguma celeuma. Nada mais do que isso, pelo menos em Portugal.

Contudo no Irão, o respectivo governo proibiu a segunda edição da tradução persa e mandou que o título fosse alterado para “Memória das Minhas Apaixonadas Melancólicas”, após o que as primeiras cinco mil cópias foram colocadas à venda. Ainda assim, os ultraconservadores iranianos pressionaram o Ministro da Cultura para proibir a venda da novela, tendo por argumento (forte, único e definitivo) que o livro incita à prática da prostituição. Curiosa esta interpretação, mesmo imaginando que tenha havido motivações religiosas por detrás.

Mas, como sempre acontece, quando o fruto é proibido, o desejo aumenta e, assim, o interesse pela obra levou a que ela fosse vendida no mercado negro por mais do dobro do preço.

Caso para se dizer que “o feitiço se virou contra o feiticeiro”!







1 comentário:

Anónimo disse...

PHONE-IX !!!!!!!!!!