quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Rodrigo Leão em concerto



Na última terça-feira assisti a um magnífico concerto de Rodrigo Leão no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém. Como de costume fiquei extasiado pela magia e sofisticação das suas composições. De resto, e para além da sua música de qualidade, Rodrigo Leão esteve muitíssimo bem acompanhado de um lote de músicos absolutamente excepcionais. E mesmo sendo todos eles muito bons, tenho que referir (porque os achei fantásticos) os nomes de Celina da Piedade (acordeão/metalofone e voz – e que voz), Viviena Tupikova (violino e teclado) e Carlos Tony Gomes no violoncelo.


Ao longo de hora e meia, Rodrigo Leão, os seus cinco músicos (já agora, e para que não cometa uma injustiça, indico o nome dos restantes dois músicos: Bruno Silva na viola de arco e João Eleutério na guitarra e metalofone) e ainda com a colaboração vocal de Lula Pena e de Miguel Filipe (em palco) e, em tela, o cantor australiano Scott Mathew e o novo talento brasileiro Thiago Petith encantaram os espectadores que encheram a sala do CCB.


Rodrigo Leão é um dos mais importantes compositores do nosso país. Acompanho-o desde “Os Sétima Legião” e os “Madredeus”. Desde sempre, em grupo ou na carreira a solo, sou admirador incondicional da música que compõe. Subscrevo o que vi escrito no programa de apresentação deste concerto: “uma música poderosamente evocativa, canções para as palavras que se trazem no pensamento e que só cada um de nós ouve”.


Uma nota final para vos dizer que, hoje, no meu blogue “Baú” http://www.bau.demascarenhas.blogspot.com/ publico um vídeo de Rodrigo Leão. Não percam.