terça-feira, fevereiro 10, 2015

"A bem da Nação"



Há quem diga que Yanis Varoufakis, o novo Ministro das Finanças do recém-empossado governo grego, é o "homem do momento". E tanto assim é que - apesar das dificuldades que enfrenta para tentar tirar a Grécia da situação complicadíssima que atravessa - ele, pela sua personalidade, pelo modo como veste e pelo seu olhar firme e enigmático, consegue cativar. É popular e simpático. Inegavelmente, Varoufakis tem carisma, o que pode não ser suficiente.

Mas Yanis Varoufakis rejeita transformar-se num político ... que é uma coisa que eu não percebo lá muito bem como vai conseguir. A não ser que nem ele próprio confie na classe política, o que, convenhamos, até é capaz de ter alguma razão.

Porém, como lembrava Henrique Monteiro no último número do semanário Expresso, também Salazar e Cavaco Silva diziam não querer ser políticos e o primeiro esteve lá 40 anos e o actual Presidente da República já vai fazer 20. Para quem não queria ...

Pode ser que, mesmo não sendo político, o espírito de missão de Varoufakis - "apenas" o economista - seja o de salvar a Grécia. "A bem da Nação".