quinta-feira, setembro 11, 2008

Empenho

Quando escrevi há umas semanas que a diplomacia económica levada a cabo pelo primeiro-ministro José Sócrates na Venezuela, Angola e Síria constituíam esforços notáveis de criação de novos espaços que pudessem vir a substituir os nossos mercados tradicionais de exportação, ainda não se conheciam as mais recentes iniciativas do governo.

E elas vieram a público logo no início de Agosto quando foi anunciado o lançamento oficial do “nosso” computador portátil para crianças do primeiro ciclo que dá pelo nome de “Magalhães” e que se destina, igualmente, à exportação. Ontem, foi a vez do anúncio de 120 novos projectos para a região do Oeste, no montante de dois mil milhões de euros e, hoje, foi aprovado em Conselho de Ministros o protocolo com a brasileira Embraer para a instalação de duas unidades industriais em Évora para a produção de peças para aviões, um contrato de 170 milhões de euros que vai criar uma pipa de postos de trabalho na região.


Pode-se discordar das políticas de Sócrates em várias matérias mas, caramba, temos que reconhecer que o homem se tem empenhado!

Sem comentários: