domingo, setembro 07, 2008

Violência doméstica

O assunto é recorrente e, periodicamente, a imprensa e as instituições não-governamentais dão conta de novas estatísticas actualizadas e, infelizmente, com números superiores às anteriores.

Em 2007, 23 mulheres foram assassinadas em Portugal e, destas, vinte morreram às mãos dos maridos, namorados e ex-companheiros. Mas outras 57 mulheres foram alvo de tentativa de homicídio, 54 por parte dos companheiros.

Desde Janeiro deste ano até 9 de Agosto último já morreram 31 mulheres de forma violenta.

De notar que vão crescendo as agressões entre os mais jovens, sobretudo na faixa etária dos 18 aos 23 anos, o que, atendendo às sucessivas campanhas de sensibilização efectuadas, é, de facto, muito preocupante.


Mas atenção, quando falamos de violência doméstica não devemos apenas contabilizar as mortes, nem pensar que as vítimas são apenas mulheres, embora elas sejam de facto, e em percentagem esmagadora, as mais agredidas. Temos igualmente que considerar os múltiplos casos de maus-tratos psíquicos, de ameaças, de coacção, de difamação e de injúrias a mulheres mas, também, a homens e, cada vez mais, a idosos.

E os números são tão significativos e preocupantes que as estatísticas mostram que, em 2007, quatro em cada dez portugueses foram vítimas de violência física, psicológica ou sexual. Isto só em casos que chegaram ao conhecimento das entidades policiais ou das instituições não-governamentais de apoio às vítimas, pelo que, decerto, muitas outras situações se deram mas que ficaram guardadas dentro de paredes.


Por isso é necessário continuar a lutar por todos os meios. Há que intensificar a informação e denunciar os agressores. Temos que erradicar da sociedade este problema grave que é universal, que “ataca” ambos os sexos, que acontece em todos os níveis sociais e que dá pelo nome de violência doméstica.

1 comentário:

Valdecy Alves disse...

Leia artigo que escrevi sobre a Lei Maria da Penha. A partir de entrevista da própria Maria da Penha, em 31/01/2010, que defende a existência de uma lei para prender os que ameaçam. ATESTANDO ASSIM A INEFICÁCIA DA LEI QUE LEVA O SEU NOME. Após tanta violência e mortes já em 2010. Vitimando mulheres. MAS A LEI MARIA DA PENHA REALMENTE FRACASSOU? O QUE FAZER? QUAIS E COMO OS ATORES SOCIAIS DEVEM AGIR? Leia, divulgue e comente ARTIGO DO MEU BLOG, clicando em: www.valdecyalves.blogspot.com