quarta-feira, setembro 10, 2008

Sagacidade

Mais de um milhão e meio de alunos regressaram hoje à escola. E, como é hábito nestas alturas, os miúdos foram bombardeados com as perguntas do costume, nomeadamente:

“Então e o que é que queres ser quando fores grande?”

Pois um deles, fugindo aos sonhos rotineiros de quererem ser médicos, jogadores de futebol ou bombeiros, disse com o ar mais cândido do mundo:

“Quero aprender”

“Sim, mas o que gostavas de ser um dia? Queres aprender para quê?”, insistiu o jornalista.

Ao que o garoto respondeu com toda a simplicidade:

“p’ra ser esperto”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Logo de manhã alguns amigos enviaram-me vários comentários maliciosos sobre aquilo que eles entenderam ser a vontade do miúdo: “ser esperto”. Segundo eles, o rapaz apenas quer ser mais um “esperto” para a nossa sociedade, já tão cheia deles.

Mas olhem que não! Quem viu a reportagem na TV e reparou no olhar daquela criança, deve ter notado que ela, seguramente, não pretendia ser apenas mais “um esperto”. Se bem entendi o que o miúdo quiz dizer, acho que o que ele deseja mesmo é conseguir, um dia, ser mais esperto para melhor abarcar mais conhecimento e mais saber. Daí eu ter chamado ao texto “sagacidade” por que julgo ter vislumbrado no olhar inocente e vivo daquela criança uma inteligência perspicaz capaz de ir bem longe. Assim a sorte a ajude.