quinta-feira, outubro 27, 2011

Havaianas, sandálias & Cª. Lda.



Desculpem-me a franqueza mas tenho que dizer que já estava farto de ver tanto pé (des)calçado com havaianas, sandálias & Cª. Lda. Felizmente o tempo está mais frio, já chove e as havaianazitas vão ter que ficar arrumadas até à próxima primavera.

Provavelmente a culpa nem será das próprias havaianas ou de quem as inventou, mas a verdade é que eu tenho um sério problema com a fixação do olhar em certos pontos-chave das pessoas que passam por mim. Saltam-me imediatamente aos olhos, os olhos, os lábios, as mãos e, desnecessariamente, os pés.

Quanto aos olhos, lábios e mãos eles são como um cartão-de-visita e definem muitas vezes que tipo de pessoa é que temos pela frente. E o calçado também. Os pés não, olhar para esses desgraçados não dará seguramente para penetrar no íntimo das pessoas. Mas, na minha modesta opinião, dará para avaliar o grau de estética e elegância de uma criatura.

Se os pés são bonitos e bem-feitos todas as sandálias, havaianas e “pés descalços” ficam bem. Dá gosto olhar para eles.

O pior é quando eles são feios, deformados, com dedos encarquilhados e sobrepostos e tortos, as unhas demasiado compridas ou curtas ou sujas ou com o verniz a cair ou negras de pisadas, os joanetes e as calosidades nos dedos e nos calcanhares, a sujidade espalhada por tudo quanto é sítio. E quando o barulho incessante e incomodativo do bater das chinelas aperta, então, é o descalabro total.

E se em tempo de praia, enfim, são desculpáveis os maus gostos de cada um, noutras estações e nas cidades as chineladas são perfeitamente intoleráveis. Chegou-se mesmo ao ponto em que se usam havaianas com smoking ou fato de noite. Vejam só!

Eu sei que a comodidade do pé à-vontade supera em muito a estética da coisa. Mas, que querem? Um pé mal-amanhado completamente à mostra faz-me lembrar um corpo anafado vestido de lycra em que as gorduras teimam em fazer pregas.

Perguntarão, mas o que é que os outros têm a ver com o que cada um veste ou calça? Os outros não sei mas, no que me diz respeito, não gosto e não acho elegante, apesar de considerar que as pessoas que os usam (e que têm os pés feios) têm todo o direito de o fazer.

Nestas modas de Verão, eu já não gostava das “mules” e dos “shocks”. Começou-se a usar e zás, poucos escaparam à tentação de entrar também na procissão. Mas ficavam-lhes bem, condiziam com o seu tipo de corpo e de pé? Não, usavam por que era moda e isso bastava-lhes.

Felizmente a chuva e o frio trouxeram de volta os sapatos fechados e as botas, o calçado mais elegante e democrático que servem, igualmente, os pés bonitos e os outros. Como vêm o mau tempo não nos trás apenas desconforto.


Sem comentários: