sexta-feira, dezembro 05, 2014

Ou se mudam os nomes ou se alteram os formulários ...



Ainda na semana passada, aqui no "Por Linhas Tortas", chamei a atenção de que era urgente arranjar criativos. E a verdade é que decorrido tão pouco tempo volto a apelar à criatividade e, porque não, ao bom-senso. Então não é que - em alguns locais do país - a recente reorganização das freguesias, ao juntar várias das anteriores freguesias, agregou simplesmente o nome de todas elas? Como aconteceu, por exemplo, na mais populosa freguesia do Concelho de Vila Real que ficou com o pomposo nome de União de Freguesias de Vila Real - Nossa Senhora da Conceição, São Pedro e São Dinis. Assim como que a fazer lembrar certos nomes infindáveis da aristocracia. Vejam se reconhecem este: María del Rosario Cayetana Paloma Alfonsa Victoria Eugenia Fernanda Teresa Francisca de Paula Lourdes Antonia Josefa Fausta Rita Castor Dorotea Santa Esperanza Fitz-James Stuart y de Silva Falcó y Gurtubay. Pois é, apenas o nome da Duquesa de Alba, falecida recentemente, e conhecida por todos - carinhosamente - apenas por "Cayetana.

Em vez de simplificarmos, a tendência é exactamente a oposta: complicarmos. E o pior ainda desta nova designação, com este novo nome oficial, é que os caracteres com que se escreve "União de Freguesias de Vila Real - Nossa Senhora da Conceição, São Pedro e São Dinis", nem sequer cabem em qualquer formulário, oficial ou não. Pelos vistos, as "cabecinhas pensadoras" que "imaginaram" este nome não conseguiram vislumbrar mais do que a designação anunciada e só agora, depois de constatarem a tolice que fizeram, é que a Junta vai consultar a população para ser escolhido o novo nome que poderá vir a ser Vila Real ou Dom Dinis.

Não havia alternativa: ou se mudava o nome da Freguesia ou os formulários ... Menos mal, escolheu-se a primeira hipótese.