Sempre senti a maior admiração e simpatia por Manuel Alegre. Sempre o achei um homem íntegro, coerente e de carácter. Para além disso, corajoso. Para além disso, ainda, sempre gostei da sua voz quente e arrebatadora que dá muito mais sentido ao que diz. E, para além de tudo isso, sempre o admirei como poeta.
Pois Manuel Alegre com todos estes atributos e com todos os votos que lhe foram confiados por mais de um milhão e duzentos mil eleitores, e depois de quase ter conseguido passar à segunda volta das Presidenciais, esborratou a pintura.
Cansado de tanta canseira a percorrer o país de lés a lés, achou que tinha o direito a descansar. E tinha, de facto, tinha todo o direito a isso. A campanha foi muito violenta e era mais do que natural que ele quisesse recuperar. Se bem que ele não disse ainda se quer estar de novo operacional para voltar a assumir a vice-presidência da Assembleia da República e os cargos dirigentes no Partido Socialista, a que pertence, ou a fazer qualquer outra coisa, como por exemplo, criar um movimento cívico.
O que se sabe, o que ele disse, é que estava cansado e queria descansar. Mas, para isso, Manuel Alegre tinha que meter uma “baixa médica”? Não podia reservar uma semanita das suas férias e fazer como toda a gente, indo para qualquer lado descansar? Isso era o que eu esperaria dele.
A atitude não caiu lá muito bem. Ainda por cima numa época em que se anda desenfreadamente à caça (aqui em sentido figurado) dos prevaricadores com baixas médicas mas sem doenças, não é que se dá de caras com um alto funcionário chamado Manuel Alegre a meter “baixas médicas”, não por estar doente, mas porque quer descansar?
Se calhar, de tanto se falar sobre a moralização da vida pública o povo é capaz de começar a dizer que “ou há moral ou comem todos …”
“Baixa médica para caçar?” Não havia necessidade …
2 comentários:
Quem tiver lido este texto deve ter ficado confuso com a última frase
“Baixa médica para caçar?” Não havia necessidade …
E com toda a razão.
É que, problemas informáticos com que fui incomodado nos últimos dias, impediram-me de publicar todo um parágrafo que dizia entre outras coisas que Manuel Alegre afirmou que ia meter uma baixa médica para descansar e para ir à caça.
Está feito o esclarecimento.
No que eu puder ajudar na resolução de problemas informáticos, conte comigo colega "bloguista" e "voluntarista".
Enviar um comentário