quarta-feira, janeiro 25, 2006

Novas passadeiras para peões

Na última reunião do Conselho de Ministros, foi deliberado que as tradicionais passadeiras para peões que, como se sabe, estão posicionadas perpendicularmente em relação aos passeios, sejam substituídas por outras passadeiras desenhadas na diagonal.
Esta medida foi aprovada depois de um parecer de uma comissão independente constituída por peritos de diversas universidades nacionais e estrangeiras, ter concluído que a maioria dos portugueses atravessa as passadeiras até cerca de metade das ditas e, depois, para encurtar caminho, desvia-se para a direita ou para a esquerda conforme o percurso que pretende seguir.
Os peritos concluíram, ainda, que a situação é muito mais preocupante no caso de pessoas que vão a falar ao telemóvel, sobretudo as senhoras, uma vez que essas pessoas raramente terminam a travessia dentro da passadeira e quando saem dela (quase sempre a meio da rua), nunca se certificam se algum automóvel se aproxima, pondo em risco a sua vida.
O processo de redesenho das passadeiras deverá ser iniciado em breve.

Como perceberam, esta “notícia” não é verdadeira. Mas até poderia ser … e, se fosse, muita coisa poderia mudar. Quem sabe se seria possível ver passadeiras desenhadas em vê. Isto é, passadeiras que partiriam de um ponto de um passeio, onde faria um vértice, para dois pontos diferentes do passeio do outro lado da rua, um à esquerda e outro à direita. Estão a ver? Afinal se já existem passadeiras com mensagens escritas, porque não as “zebras” com traçado diferente? E, vistas do ar, e em conjunto com o desenho das calçadas portuguesas, já imaginaram como as ruas ficariam bonitas?

Quem sabe se com estas novas passadeiras em diagonal, não se evitariam muitos dos acidentes que por aí acontecem.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sobretudo as senhoras??????

Anónimo disse...

Sim, estatística e cientificamente comprovado.