terça-feira, janeiro 10, 2006

O Pai Natal


Justificações para tamanha ausência – parte IV

É verdade, a quarta razão tem a ver com o Pai Natal, com essa figura mítica e pagã, criada a partir de São Nicolau, que nasceu por volta do ano 270 e a quem foram atribuídos milagres relacionados com as crianças.

Pois a aparição do velho senhor, que a lenda pôs a conduzir renas pelos céus e a descer pelas chaminés para deixar as prendas do Natal, veio a impor-se através dos anos, catapultado sobretudo por interesses comerciais (principalmente depois da Coca Cola o ter usado na publicidade) que foram tirando partido (e de que maneira) do seu aspecto simpático e bonacheirão.

Mas se é certo que hoje todos aceitam que o Pai Natal é o transportador das prendas natalícias por excelência, o facto é que, pelo menos para os mais velhos, com o protagonismo do Pai Natal foi-se muito do que considerávamos ser o “espírito do Natal”, aquele que era corporizado pelo Menino Jesus. Era o Jesus (e não o Pai Natal) que nos deixava as prendas nos sapatinhos que ficavam junto da chaminé ou na base da árvore de Natal.

Nesses tempos, sentia-se um misto de espiritualidade e de ingenuidade e a figura do Menino Jesus tinha um destaque único. Hoje a conversa é outra, perdeu-se a magia e reina a fúria do consumo sabiamente dirigida pela publicidade, que usa sem pudor e constantemente, a imagem do Pai Natal.

O tal espírito de Natal foi substituído por campanhas publicitárias vigorosas, divulgadas nas montras, em outdoors, nas televisões e na Internet.

Mas aquilo que, afinal, determinou a pausa no nosso encontro habitual foi, nem mais nem menos, o espanto que me levou a olhar, a olhar, a olhar, a olhaaaaaaaaaaaaaaaaar… para os muitos Pais Natal que se lembraram de escalar as paredes dos prédios deste país.

A loucura do “Pai-Natal Alpinista”, que contraria ideia feita do Pai Natal a descer pela chaminé, brotou com uma fúria tal que não haverá rua que se preze desse nome, que não tivesse pelo menos um Pai Natal pendurado na sua escada de corda. O que não consegui perceber é se a intenção dele era a de trepar pela escada e entrar pelas janelas ou, se pelo contrário, já tinha deixado as encomendas e já ia de saída. Bom, mas isso interessa pouco …

Amanhã falaremos sobre a quinta razão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora bem, que bom que tocaste neste assunto.

Mil e uma perguntas tenho a fazer sobre o caso, mas penso que a mais importante é "Quem foi?"

Quem é o responsável por isto? Hum? Onde é que ele está agora? Com quem devo falar? Quem é que se lembrou, provavelmente num Domingo a meio da tarde, que talvez fosse boa ideia pendurar em tudo quanto é janelas e varandas fechadas a alumínio bonecos ridículos e extremamente enervantes, que se assemelhem à figura do Pai Natal?

Acuse-se. Não podemos culpar sempre os chineses ou os espanhóis por tudo.

De onde é que esta coisa doentia surgiu? É que bandeiras nacionais, ok percebe-se. Há um sentimento por trás disso, ou pelo menos um enquadramento histórico (o Euro2004). Mas e então estes pequenos impostores que insistem e abimbalhar as casas de quem os pendura lá?

No mínimo, pensem na confusãozinha que deve andar dentro da cabeça das crianças que passam na rua. Todo o conceito de Pai Natal, já em si é complexo demais. Uma qualquer criancinha mentalmente mais desenvolvida com meia dúzia de questões pertinentes manda toda esta história por terra. Mas, e as outras? Por esta altura já não devem compreender nicles de Natal.

O gajo que se lembrou disto e que montou o seu império de alpinistas urbanos já deve estar a preparar a próxima época: Toda a gente deve trocar o seu presépio pelos tradicionais bolos de amêndoa algarvios (em forma de fruta), a árvore de Natal por um poste de madeira, enquanto que nos centros comerciais as renas desaparecem para dar lugar a pequenas raposas embalsamadas e as criancinhas poderão fazer fila para se ir sentar ao colo... de uma stripper kosovar.