domingo, maio 18, 2008

Mais fácil e mais rápido ...

José Sócrates sentiu-se indisposto com sintomas de febre e arrepios. Porque acabara de chegar de uma visita oficial à América Latina, e receando que pudesse ter contraído por lá qualquer doença do tipo malária ou dengue, o pessoal do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) que geralmente o acompanha, aconselhou-o a recorrer ao Hospital de Santo António, no Porto, onde, ao fim de 15/20 minutos saíu já medicado ao encontro de militantes do PS de Braga.

Sócrates fez bem em não descurar a sua saúde, fez bem em ser assistido nas urgências de um hospital público e fez-lhe muito bem demorar por lá tão pouco tempo e sair aparentemente recuperado.

Quando aqui dei conta (post do dia 7 de Abril passado) da minha própria experiência vivida nas urgências do mesmo Hospital de Santo António, no Porto, em que permaneci quase onze horas, tendo em conta o que vi por lá e o tempo exagerado que os doentes são obrigados a esperar, deixei uma sugestão aos membros do governo e aos restantes responsáveis pela saúde:

“... seria bom que eles se disfarçassem de povo anónimo e se fossem misturar com os demais, para verem, ao vivo e sem disfarces, como as coisas acontecem verdadeiramente”.


Apesar de ser discutível a existência de formas diferenciadas de tratamento entre pessoas – as vidas não respondem por nomes ou por cargos – ainda assim, compreendo que um primeiro-ministro possa ter alguma prioridade sobre os demais. Alguma, sublinho. Não, certamente, uma disparidade de tal monta que vai de 20 minutos a onze horas.

José Sócrates não leu a minha recomendação e não se disfarçou de povo anónimo. Por isso, tudo foi mais fácil e mais rápido...



1 comentário:

Anónimo disse...

Calma lá ó Demascarenhas. Tu estavas doente e por isso tiveste de esperar as onze horas, que atendessem os demais doentes. Ele só estava a sonhar, que estava doente, são as paranóias dos hipocondríacos, na verdade o que ele tinha já era a falta da nicotina !

Deve ter ido lá dentro para fumar um cigarrito às escondidas dos jornalistas.