sexta-feira, fevereiro 12, 2010

“Invictus” – Uma sugestão para o fim-de-semana


Não sei se “Invictus” é um filme magnífico. Mas sei que saí da sala com a sensação de plena satisfação. “Encheu-me”, como costumo dizer.



Trata-se da evocação da vida de um homem absolutamente extraordinário que eu admiro muito – Nelson Mandela –, onde se verifica que a sua inteligência e bom senso conseguiram unir, através do rugby, uma nação profundamente dividida e onde as enormes assimetrias entre os “colonizadores” brancos e os nativos pretos se faziam ainda sentir apesar do apartheid já ter oficialmente terminado.


Uma luta que Mandela teve a coragem de levar a cabo, com perseverança e confiança, contra os maiores obstáculos que tinha pela frente. Sempre fiel a um lema que, aliás, é bem expresso logo no início do filme:


“Agradeço a todos os deuses que possam existir

Por meu espírito invencível

Eu sou o dono do meu destino

Eu sou o capitão da minha alma”


Como disse, gostei do filme embora não o considere “a obra maior” de Clint Eastwood, que o dirigiu. Mesmo assim, um grande filme com magistrais interpretações de Morgan Freeman (na pele de Mandela) e Matt Damon.


Enfim, “Invictus” é o nome do filme que sugiro que não percam.

Para lhes “abrir o apetite” aqui está o endereço onde podem ver o trailer do filme

http://www.youtube.com/watch?v=WV5PhkhUFZI

Sem comentários: