segunda-feira, janeiro 10, 2011

1000 posts publicados



Neste início de ano tenho o gosto de publicar o post número mil do “Por Linhas Tortas”. É um número redondo, bem sei, que provavelmente pouco dirá a quem nos acompanha mas que é importante para mim. Desde logo por que já são muitos mas, sobretudo, por que representam, de algum modo, a minha “teimosia” em continuar. E a verdade é que nunca pensei chegar tão longe.

Apesar de este blogue ser generalista (tento, quanto possível, escrevinhar sobre assuntos variados, seria muito mais fácil se se tratasse de um blogue temático), nunca senti a angústia de me faltar um tema. A velha história do jornalista frente à sua máquina e o vazio da folha por escrever. Quem sabe se por imaginar que isso pudesse vir a acontecer, recebi, logo no início, uma mensagem em que um Amigo me dizia:

“Lá virá o tempo em que por falta de melhor tema/assunto se discutirão estes magnos problemas”.

E a que problemas é que se referia este meu Amigo? É que ele achava que a palavra “Despretensiosa” que estava a usar em determinada frase, ficaria mais graciosa e elegante se em vez de usar um s, antes se escrevesse com um c, pelo que a palavra ficaria a ser “Despretenciosa”.

Não tenho quaisquer preferências por uma ou por outra forma, se bem que a segunda – Despretenciosa – ainda não exista oficialmente na nossa língua. E, ao que sei, o novo acordo ortográfico também não alterou a situação. Fico, portanto, na dúvida se a palavra, como pretendia o meu Amigo, ficaria mais graciosa e elegante se escrita com um c.

Incapaz de opinar por uma das duas, decido-me, no entanto, pelo modelo que é hoje oficialmente aceite, isto é “despretensiosa”, não correndo assim o risco de me chamarem a atenção por ter cometido um imperdoável erro ortográfico.

E, em jeito de remate, já que estamos a falar de palavras que têm – ou poderiam vir a ter – cês, deliciem-se com este pequeno poema de um autor conhecido pelo pseudónimo de “Romântico Analfabeto”


E disse o piloto à sua amada
“eu escreveria o seu nome
mil vezes no céu com o
rasto do meu jacto,
Cecília,
Se não fosse tão difícil
Fazer a cedilha”

2 comentários:

Vexata disse...

1000, isto não é para quem pode, não é para todos, nem para poucos, é mesmo para muito poucos, i.e. para ti!
Parabéns.

demascarenhas disse...

Amigo Vexata

Obrigado pelo carinho. Espero continuar a contar com a tua presença.

Um abraço