sexta-feira, janeiro 28, 2011

Beba café mas … com cuidado

Para aqueles que se costumam interrogar sobre o perigo que a ingestão do café possa causar à saúde – eu que sou um fiel amante do mesmo – diria que se tomado com equilíbrio, ele só faz bem. Excluindo, naturalmente, os casos em que doenças específicas assim o desaconselhem.

Mas vejam só. A cafeína de duas ou três bicas por dia fornece a energia e o alento intelectual necessário para que possamos enfrentar os maiores desafios do dia-a-dia. Mais ou menos, já se vê. Só é preciso não abusar e é fundamental que se beba com cuidado.

Cuidado em todos os sentidos, saliente-se. Por exemplo, cuidado para não acontecer o mesmo que ao piloto de uma companhia aérea norte-americana que entornou inadvertidamente o cafezinho sobre o painel de controlo que, por sua vez, accionou o alarme de sequestro.

Calculem a confusão que se deve ter gerado. O aparelho que voava de Chicago para Frankfurt teve que aterrar de urgência no aeroporto mais próximo para resolver uma situação que, afinal, nem sequer tinha acontecido.

Por analogia com um conhecido slogan da prevenção rodoviária bem se poderá dizer “se pilotares um avião não bebas … café”.

Sim, por que pior (muito pior) do que o café ser derramado nos instrumentos de um avião só um avião cair numa chávena de café.

Sem comentários: