quarta-feira, janeiro 26, 2011

Triste-Feia e … Pobre




Não fazia a mínima ideia que aquela rua por onde passei tantas vezes tinha o nome de “Triste-Feia”. Singular designação, no mínimo, mas certamente com uma história.

E a verdade é que, segundo apurei, há uma lenda que deu nome à rua. Ao que se conta, moravam naquele local três irmãs. Duas delas de aparência normal e a terceira de feições pouco agradáveis à vista dos rapazes que, quando passavam, fugiam comentando: “que focinho de porca”, ou ainda “que medonha seresma”.

A rapariga até era simpática mas, de facto, para mal dos seus pecados, era feia. E, por isso, triste. E daí, sabe-se lá, ter ficado sozinha na vida. Estava sempre sentada à porta, numa melancolia doente.

Porém, depois de morrer, ninguém a esqueceu. De tal modo que a população quis homenageá-la, dando à rua em que viveu, não o seu nome mas a denominação dos atributos que lhe eram mais evidentes - ser feia e triste. E assim aquela artéria passou a chamar-se “Triste-Feia”.

Só não consegui descobrir se ela era pobre. Se foi, quedaram-se pelo estigma de ser feia e triste. É que na placa bem poderia ler-se “Triste, Feia e Pobre”.

Sem comentários: