sexta-feira, setembro 02, 2011

Quando os tubarões atacam



Estava de férias no Algarve quando o telemóvel tocou e vi no visor que era o meu amigo Víctor. Admirei-me com a chamada porque quando estamos de férias não costumamos falar e mais admirado fiquei quando lhe percebi o tom de voz alterado, coisa que não é muito comum.


“Então, já encontraste por aí os Tubarões? …” perguntou-me a abrir.


Quando lhe ia responder, atirou a matar “não lhes chegava terem cortado no subsídio de Natal, aumentado brutalmente os transportes públicos e agora vá de aumentar o IVA na electricidade e no gás natural já a partir de Outubro. Ouviste o Professor Marcelo dizer que ‘isto é uma pantufada monumental na classe média’?…”


Tentei falar mas o bombardeamento continuava …


“Impostos, mais impostos e mais impostos, Malandros é que eles são”. A zanga do Víctor era bem perceptível e o tom agreste ia subindo. “Esses tubarões estão a abocanhar tudo e pouco falta para acabar com o que resta da classe média e do estado social. Razão tinha o Zeca quando cantava ‘Eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada...’”.


Ainda consegui responder “mas olha que só foram vistos uns quantos tubarões e …” mas senti que a chamada tinha sido cortada.


Não tive sequer tempo de lhe explicar que os tubarões a que eu me referia eram aqueles que apareceram a uma milha da costa algarvia, uns do tipo "cabeça de martelo" que são inofensivos e que este ano vieram em número maior do que o costume. Desconfio, porém, que não era destes tubarões que o meu amigo falava.


1 comentário:

Fernando Gomes disse...

Olá meu bom amigo, muito bom dia. Nem imagina as gargalhadas que eu dei enquanto lia o seu texto, pois só de imaginar o Palma a ser bombardeado com tantos desabafos, e não poder ao mesmo falar, deu-me uma vontade de rir que nem imagina. De facto, o seu amigo Victor tem mais que razão para estar chateado e preocupado, pois estamos a ser assaltados, extorquidos, violentados, sugados por uma cambada de incompetentes que não souberam governar o País e o levaram a este “buraco financeiro”. Exemplo disso é o que fizeram agora no Cais Sodré com a história dos parquímetros. Sempre achei que os parquímetros foram mais uma forma de “sacarem” dinheiro ao pessoal, pois essa história de reduzirem a entrada e circulação de carros em Lisboa não me convence. Se fosse assim, não teriam colocado no Cais Sodré os parquímetros com o tarifário de 2ª a 5ª das 9h às 19h (acho que é até às 19h) e de 6ª a Domingo das 9h até às 02h dia seguinte. Ora se a ideia é reduzir o número de entradas e circulação de carros em Lisboa, e tendo em consideração que durante o dia o volume é maior, porquê cobrar estacionamento até às 02h? É do conhecimento geral, que o tráfego automóvel reduz drasticamente no período nocturno, então porquê cobrar a partir das 19h? Não será isto uma forma descarada de nos irem ao bolso? Já não basta o facto de ao sairmos de casa já estarmos a pagar (o café, é o transporte, o jornal, etc)? Quer dizer, se eu decidir sair à noite e levar o carro, pois já não há trânsito e o estacionamento é mais facilitado, também tenho de pagar? Ora bem, então vamos fazer contas:
Combustível + parquímetro + jantar = Aumento substancial da despesa. Conclusão: Melhor ficar em casa. Aquilo que estão agora a fazer, foi tudo aquilo que não conseguiram realizar ao longo de muitos anos, a aplicação de uma boa gestão financeira. Como resultado, um buraco financeiro enorme e a solução encontrada foi a mais fácil, pois claro, ir aos bolsos dos contribuintes. Num País onde anualmente se formam nas Faculdades centenas de Licenciados em Gestão, onde são oferecidas PG, Mestrados e Doutoramentos em Gestão/Economia/Finanças, será que não há ninguém competente para fazer a gestão financeira deste País? De facto, estamos a ser severamente atacados por TUBARÔES e não é dentro de água, de tal forma que até conseguimos sentir na pele as mandíbulas desses animais. Vale a pena pensar nisto.