quarta-feira, setembro 24, 2014

Portugal vence Óscares do Turismo



"it's raining cats and dogs", como diriam os ingleses. A muita chuva que tem caído nos últimos dias quase nos fez esquecer o belíssimo tempo que fazia há umas semanas quando passeei pela renovada Ribeira das Naus em Lisboa. Cruzei-me, então, com um número de significativo de turistas (portugueses e estrangeiros) que por ali deambulavam, sob um sol radioso e um céu azul límpido. Uns vindo do Terreiro do Paço, uma das mais belas praças do mundo, outros da zona da Ribeira, quiçá de Belém, sempre tendo por fundo o cenário maravilhoso do Tejo (onde os barcos cruzavam as águas), da Ponte 25 de Abril e do Cristo Rei. Um local extremamente aprazível.

Mas Portugal está cheio destes lugares. É incrível como um território relativamente pequeno pode proporcionar tanta monumentalidade e História, tão boas praias, planícies a perder de vista, belos recantos e onde, num só dia, podemos encontrar tudo isso. Não esquecendo, claro está, a nossa gastronomia e os nossos vinhos cada vez mais premiados no estrangeiro. Não admira, pois, que Portugal esteja cada vez mais na moda.

E a prova desse apreço é que o nosso país foi o grande vencedor dos World Travel Awards 2014. Várias entidades credíveis (jornais como The Guardian, New York Times e El Pais/Lonely Planet, televisões como a norte-americana CNN, revistas como a Forbes, blogues como o Huffington Post, empresas e associações internacionais de turismo, 'sites' e imprensa especializada no sector) atribuíram a Portugal 16 Óscares de turismo, para além de outros prémios que, de forma categórica, o país tem vindo a receber pela beleza e qualidade dos locais e estruturas hoteleiras.
 
É bom saber como somos apreciados. Contudo, continua a faltar a atribuição de um galardão ao nosso povo, sempre caloroso e hospitaleiro. Esta gente também merece um grande prémio.

1 comentário:

olavretni disse...

Informação complementar:
"A notícia foi avançada pelo jornal espanhol ABC e depois divulgada pelo Diário de Notícias. A ponte 25 de Abril, em Lisboa, é a ponte mais bela da Europa, segundo uma lista elaborada pela organização de viagens European Best Destination.

Já em segundo lugar surge a Tower Bridge, em Londres, Reino Unido, logo seguida pela terceira classificada, a ponte Vecchio, em Florença, Itália.

Mas existem mais pontes portuguesas no top. Em quinto lugar, a D. Luís I, no Porto, e na 14ª posição a Ponte Vasco da Gama".

Para que saibam ...