sexta-feira, outubro 15, 2010

Afinal, do que é que a senhora estava à espera?


O miúdo tinha “pinta”. Não mais que cinco anos e uma cara gira e assaz malandreca, o rapaz não parava sossegado à mesa da esplanada. Até que, agitado como estava, deu um salto da cadeira e afastou-se ligeiro exclamando “Porra!”.

A senhora que estava com ele, presumivelmente a avó, decerto senhora de muitos princípios, chocada mais com a má educação do petiz do que com a crueza da palavra, admoestou-o: “Carlitos, repete lá …”, ao que o miúdo se apressou a exclamar “Porra!”.

A senhora visivelmente incomodada por não ter sido aquela a educação que os pais e os avós lhe tinham dado, puxou o miúdo para si e, com cara franzida e voz de poucos amigos, disse-lhe de novo (como que a querer dizer ao neto que aquela era uma expressão muito feia que não se devia dizer): “Carlitos, repete lá …”

Pois nem mesmo a cara zangada da avó conseguiu demover o Carlos de dizer - pela terceira vez, num tom que bailava entre o inocente, o confuso por não perceber aonde a avó queria chegar e o traquina - a palavra maldita “Porra!”.

Bolas, digo eu que sou um bocadinho mais crescido e conhecedor das conveniências sociais, do que é que a senhora estava à espera? Afinal era ela é que insistia para que o gaiato repetisse a palavra …



Sem comentários: