segunda-feira, janeiro 29, 2007

A arte espectacular de Ron Mueck


Nunca tinha ouvido falar dele. Há dias recebi um mail com alguns dos seus trabalhos e fiquei absolutamente rendido ao realismo e à perfeição da sua obra.

Ron Mueck (pronuncia-se muique), australiano nascido em Melbourne em 1958, é aquilo que se chama um artista hiper-realista. E o que o diferencia dos demais hiper-realistas de nomeada, como os norte-americanos Duane Hanson e John de Andrea, é que as suas obras são enormes, ou muito pequenas, o que quebra com todos os referenciais de escala a que normalmente estamos habituados.

As peças são feitas em fibra de vidro, silicone, rezina acrílica e poliéster e têm todas um denominador comum, todas as suas esculturas se confundem com a realidade. Chega a ser difícil distinguir se estamos perante uma escultura, ou não, porque a cor, a textura, as imperfeições da pele, as rugas, detalhes como as unhas, as veias, as sobrancelhas e os cabelos, estão todos ali, tal é a perfeição.

Uma curiosidade. Ron Mueck é genro da nossa grande pintora Paula Rego. E foi precisamente Paula Rego que lhe pediu que esculpisse para ela um Pinnochio para lhe servir de modelo para uma tela que ela pretendia pintar. Curiosamente, foi Pinnochio que abriu o caminho da fama e da fortuna para Mueck.

Enquanto não temos a possibilidade de admirar a sua obra nos nossos museus, nem de nos deslocarmo-nos à National Gallery ou à Tate Gallery de Londres, ao Hirshhorn de Washington, ao Modern Art Museum de Fort Worth, ao Modern Art de San Francisco, à National Gallery of Canadá em Ottawa ou à National Gallery of Austrália em Camberra, por onde tem distribuído a sua arte, apreciemos algumas fotografias das peças que mais me entusiasmaram.



1 comentário:

Anónimo disse...

Já conhecia a parte da bonecada, mas esse pormenor do grau com a Paula Rego é novidade.

Não que seja importante, mas é curioso. Quanto à sua obra, é impressionante.

Fica aqui com outros dois autores que sigo com alguma atenção, um pela intervenção urbana de impacto, outro pela forma como relativiza as coisas, brincando com a dimensão das suas peças.

http://www.xmarkjenkinsx.com/outside.html

http://little-people.blogspot.com/