segunda-feira, janeiro 08, 2007

É tempo de recuperar!


Depois dos excessos cometidos nestas últimas semanas, com as comezainas próprias da época, será bom pensar em retomar a boa forma física e tentar perder aqueles quilitos a mais provocados pelos fritos, chocolates e todas aquelas tentações a que não conseguimos resistir.

Longe vai o tempo em que se dizia que “gordura era formosura”, ou que “os gordos são sempre os mais bem dispostos”. Os conceitos mudaram, mas, hoje, esta coisa de se estar mais ou menos gordinho, tem que se lhe diga.

Boa parte da população, sobretudo as pessoas que têm um nível cultural e académico mais alto, estão hoje conscientes que determinado tipo de alimentação e de vida nos conduzirão a uma obesidade certa e a todos os problemas a ela associados.


A comprovar o que acabo de escrever, olhe-se para um estudo efectuado por uma equipa de investigadores franceses que descobriu que existe uma relação directa entre o excesso de peso e a perda de memória. O trabalho que foi realizado com homens e mulheres dos 32 aos 62 anos concluiu, também, que há uma ligação entre a obesidade e as doenças senis, especialmente nos idosos, mas que engloba já um leque bastante alargado de população mais jovem e, aparentemente, mais saudável.

Outros cientistas, estes americanos, chegaram a conclusões idênticas, também chamaram a atenção para os malefícios da obesidade em geral mas, no entanto, fizeram, uma revelação inesperada:

os homens pesados saiem mais facilmente ilesos de acidentes de viação”.

Afirmam estes cientistas americanos que o pneu de gordura (a chamada barriga de cerveja) dos homens pode funcionar como um airbag anatómico que ajuda a absorver o impacto do choque. Mas atenção, isto só se aplica aos homens porque, nas mulheres, a gordura tem tendência para se alojar noutras áreas do corpo, que não na barriga.


Não se iludam, porém, os meus amigos, nem arranjem desculpas para conservar a barriguinha, na esperança de que ela vos possa trazer alguma vantagem.

Não, na verdade o que necessitamos mesmo é de estarmos bem fisicamente e, para isso, é necessário que tenhamos um pouco mais de cuidado com o que comemos (não deixem de comer mas façam uma alimentação variada e tenham atenção aos excessos) e que façamos exercício regularmente.
Não é um sacrifício demasiado pesado, pois não?

Sem comentários: