terça-feira, novembro 27, 2012

A "mea culpa" de Cavaco?


Desculpem lá voltar a Cavaco Silva mas é que, há uns dias, o Presidente defendeu que é necessário apostar em sectores esquecidos nas últimas décadas. Disse que é preciso ultrapassar o estigma que afastou Portugal do mar e da agricultura. Ou seja, temos que nos voltar de novo para a agricultura e as pescas.

Curiosa esta preocupação do Presidente da República que, quando foi Primeiro-Ministro "vendeu" à Europa, a troco de muito dinheiro, a liquidação das nossas explorações agrícolas e o abate dos nossos barcos de pesca. Bem sei que as circunstâncias eram outras e ele não foi o único responsável (mas foi o primeiro e o principal) mas ele contribuiu decisivamente para que Portugal se afastasse do mar, da agricultura e da indústria. Para além, é claro, do facto de muitos desses milhões entrarem nos bolsos de uns quantos amigos.

Interessante, pois, a crítica - o apontar do dedo - do Presidente Cavaco Silva aos anteriores Chefes de Governo e em especial a um Primeiro-Ministro chamado Aníbal - ele próprio. O mesmíssimo que decidiu na altura qual seria o modelo de desenvolvimento do país e, assim, o condenou definitivamente.

 

Sem comentários: