quinta-feira, novembro 23, 2006

Banco Alimentar Contra a Fome



Gostaria de lhes recordar que no próximo fim-de-semana, dias 25 e 26 de Novembro (sábado e domingo) vai haver uma nova recolha de alimentos em 127 estabelecimentos comerciais. Os bens alimentares serão distribuídos a partir da próxima semana, por 265 Instituições de Solidariedade Social previamente seleccionadas, a cerca de 55.200 pessoas com carências alimentares comprovadas.

E não é nada difícil. Para aderir a esta campanha basta aceitar um saco de plástico entregue pelos voluntários do Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa, devidamente identificados, (localizados à entrada de cada um dos estabelecimentos comerciais), colocando no seu interior bens alimentares de preferência não perecíveis, tais como leite, conservas, azeite, bolachas, açúcar, farinha, massas, óleo, etc.

Mas este ano, poderemos continuar a ser solidários por mais uns dias. É que, para além da campanha tradicional do próximo fim-se-semana, será realizada até 3 de Dezembro uma nova modalidade de recolha, mais flexível e adaptável a estabelecimentos de menor dimensão, designada “Ajuda-Vale”.
A Campanha-Vale permitirá a recolha de alimentos em que o cidadão possa decidir quais os produtos que pretende destinar ao Banco Alimentar Contra a Fome (apenas 5 qualidades de produtos em cada estabelecimento, e de marca própria), tendo unicamente o cliente de apresentar o Vale na caixa para pagamento. Os produtos que terão um código de barras, tornarão possível um controlo informático efectivo e serão entregues no BA pelo próprio estabelecimento, o qual entregará entregará também no BA uma certificação de auditoria desta campanha. Este sistema, foi especialmente pensado para pequenas superfícies em que por razões de espaço é difícil a presença de voluntários, e será levado a cabo nessas pequenas superfícies e, por vontade solidária de outros grupos, em todas as lojas de das cadeias Jumbo⁄Pão de Açúcar, Pingo Doce, Feira Nova, Dia⁄Minipreço e Lidl.

Vamos, então, todos ajudar a ALIMENTAR ESTA IDEIA.

Sem comentários: