quarta-feira, novembro 05, 2008

O nome do dia

Como não podia deixar de ser, o nome que foi mais pronunciado hoje foi o de Barack Obama.
Ele é indiscutivelmente o nome e o homem do dia.


Depois de uma renhidíssima e longa campanha, esta madrugada foi eleito Presidente dos Estados Unidos. Na verdade uma vitória histórica, quer por que Barack Obama é o primeiro presidente americano negro, mas sobretudo, por que a sua campanha arrastou, e não só nos Estados Unidos, multidões que esperam que a esperança e a confiança que depositaram nele se tornem numa verdadeira oportunidade de mudança.


Milhões e milhões de cidadãos da América e também de todo o mundo, anseiam por alterações quer das políticas internas americanas, quer das relações entre os Estados Unidos e os demais países.


Todos estarão de acordo que os Estados Unidos se mantenham como a grande referência mundial que é, mas o que pretendem é que essa liderança tenha por base uma relação de confiança e entreajuda entre os diversos parceiros e não, apenas, que seja motivada pelo seu potencial bélico.


É curioso que a imprensa de hoje dos países reconhecidamente “inimigos” dos americanos, melhor dizendo, de George W. Bush, desde Cuba à Venezuela, tenha manifestado essa esperança e afirmado que os seus países estão disponíveis para o diálogo, agora possível com a nova Administração americana.


Barack Obama mobilizou os cidadãos de todo o mundo ao redor de uma nova vontade e de um novo espírito. Espera-se que todo esse capital de confiança conquistado se traduza, na prática, em mudanças reais e num novo padrão de relacionamento entre os países, em que exista paz e cooperação.


Para já Obama demonstrou uma força e uma personalidade invulgares nos líderes da actualidade. Mas o mundo continua cheio de dúvidas e expectativas.






2 comentários:

Anónimo disse...

Ao que se soube

Durão Barroso apressou-se a endereçar parabéns ao novo presidente eleito, e

José Sócrates telefonou a Obama para o cumprimentar, com a sua tradicional confiança:

“Porreiro, pá! Podes contar com o “Magalhães”, o melhor computador ibero-americano do mundo”.

Anónimo disse...

Ah, e já agora, coitado do Paulo Bento. Se ontem não se falasse tanto do Obama, ele bem poderia ser o homem do dia. Afinal o Sporting até venceu um jogo importantíssimo para as “champions”.

Azar o dele ...