quinta-feira, outubro 29, 2009

Como o tempo passa


Parece que foi ontem e, sem darmos por isso, já passaram 40 anos. De tão presente que está na nossa vida, quase somos capazes de jurar que sempre tivemos ao nosso dispor esta magnífica “ferramenta” que dá pelo nome de e-mail. A fórmula mágica que nos permite enviar e receber mensagens a toda a hora, independentemente do lugar em que estejamos.


Pois é. Faz hoje 40 anos (29.10.1969) que foi enviada a primeira comunicação entre dois computadores situados em locais distantes.


Para além do significado relevante do facto, o curioso é que o texto dessa primeira mensagem electrónica continha apenas duas letras e um ponto – “LO.” – isto porque o sistema foi abaixo a meio da transmissão, antes mesmo do emissor conseguir escrever a palavra “LOGIN”.


Quarenta anos passaram. Apesar disso, o e-mail é cada vez mais importante em todo o Mundo quer pela facilidade de utilização quer pela possibilidade que dá em poder anexar ficheiros às mensagens.


Facilidade essa que, ao contrário de outros meios tecnológicos que entretanto surgiram, permitiu a adesão maciça de pessoas com vários tipos de instrução e, sobretudo, com as mais diferentes idades.


O e-mail faz hoje quarenta anos. Esta é a efeméride que queremos sublinhar. Ah, e já agora, já pensaram se conseguiriam sobreviver caso não tivessem internet e e-mail?